Exposição: Nossa Caixa conta história de seus 88 anos na estação Sé do Metrô

Documentos históricos, como os bilhetes de Jânio Quadros, são destaques da mostra

qua, 16/03/2005 - 16h50 | Do Portal do Governo

Quem imaginaria que fornecer saldo de conta corrente por telefone poderia render um processo administrativo contra um bancário? É, em 1939, esta era a realidade dos bancos e foi o que aconteceu a um empregado da Nossa Caixa, da agência Matriz. Mas, hoje, esse é um serviço que não pode faltar no portfólio das instituições financeiras.

Essa fase histórica está retratada na exposição dos 88 anos de atividades do Banco Nossa Caixa, que será apresentada nas estações de Metrô. A partir do dia 15 de março, os usuários desse transporte poderão ver os documentos da história do banco na Estação da Sé. Em maio, a exposição estará na Estação Vila Madalena e em junho, na Estação do Brás.

Entre os documentos históricos da mostra estão alguns dos famosos bilhetes do governador Jânio Quadros, que mostram a maneira peculiar de como ele exercia sua influência político-administrativa. Ele determinava a abertura de agências no interior e cobrava prazos para o cumprimento de sua ordem. E também dava orientações sobre o direcionamento das operações de crédito da instituição.

A Nossa Caixa vai contar a sua história de atuação no Estado de São Paulo em uma exposição fac-similar. Em 1917, ela foi inaugurada como Caixa Econômica do Estado de São Paulo. A primeira operação foi um depósito no valor de um conto de réis, pelo estudante Paulo Francisco de Andrade Arantes, de 15 anos, natural de Batatais, filho do Presidente do Estado
Altino Arantes.

Aos longos de seus 88 anos de fundação, a antiga Caixa – hoje um banco múltiplo arrojado e antenado com as necessidades atuais – acompanhou e incentivou todas as etapas dessas transformações apoiando a agricultura, a indústria, o comércio e a cultura e ajudando São Paulo a se fixar como um grande Estado da Federação.

Na exposição, há também uma variedade de fotografias de períodos diferentes da história do banco e da cidade de São Paulo, parte do acervo do Centro de Memória da Nossa Caixa e também de particulares. Vale conferir ainda a evolução das peças publicitárias de patrocínios culturais, esportivos e educacionais, e as propagandas de produtos e serviços. O Banco Nossa Caixa é uma instituição pública estadual e está entre as dez maiores instituições financeiras, de acordo com o ranking do Banco Central.