Estado atinge 40 milhões de habitantes

São Paulo é o Estado que tem o maior número de habitantes da federação, abrigando 21% dos brasileiros

sáb, 30/07/2005 - 15h36 | Do Portal do Governo


Neste sábado, dia 30, o relógio populacional do Estado atingiu o número de 40.000.000 de cidadãos. O governador Geraldo Alckmin esteve na entidade filantrópica Amparo Maternal, onde nascem cerca de 8% dos bebês da Grande São Paulo, para anunciar essa marca. De acordo com levantamentos da Fundação Seade, a cada cinco minutos, o Estado ganha seis novos habitantes, numa média de 1,18 novo paulista por minuto. Esse cálculo leva em conta o número de nascimentos, mortes e migrações.

‘Pelo estudo da fundação Seade, a criança de número 40 milhões nasce hoje, mas é lógico que não dá para saber se em São Paulo, Araçatuba ou Pindamonhangaba, então, simbolicamente é esta criança, que foi a primeira a nascer no dia de hoje no Amparo Maternal’, afirmou o governador.

O bebê que se chama Athur Gomes de Almeida, nasceu de parto normal a 1h05, pesando 3,30Kg e medindo 49 centímetros. Ele é o segundo filho da dona de casa Sueli Gomes da Silva e do letrista Clayton Ferreira de Almeida, ambos de 27 anos, moradores de Itaim Paulista, zona leste da capital.

Alckmin lembrou que em 1900, o Estado de São Paulo tinha 2,7 milhões de habitantes e pouco mais de 100 anos depois, em 2005, atingiu a marca dos 40 milhões. A área da saúde cresceu com índices importantes; em 10 anos o Estado, que tinha 25 mortes para cada mil bebês nascidos vivos antes de completar o primeiro ano, reduziu este índice para 14. Na opinião do governador, isso se deve à ampliação dos cuidados com as gestantes e as crianças como o pré-natal, parto realizado por profissionais capacitados e atendimento neo-natal. Já a expectativa de vida subiu muito e hoje é em média 74 anos.

‘Os desafios para manter a qualidade de vida da população paulista são educação, emprego, renda e trabalho’, disse Alckmin. Na educação, o governador destacou que a evasão escolar é atualmente de 0,7% e que o Estado já conseguiu universalizar todo o ensino fundamental de 1ª a 8ª série, quase todo o ensino médio e está fazendo o esforço para levar de volta à escola quem não conseguiu terminar os estudos.

Na questão do emprego, trabalho e renda, Alckmin disse que um dos caminhos é incentivar o empreendedorismo, e por outro lado, o Estado criar um ambiente propício ao investimento privado.

Ele destacou que no ano passado o PIB brasileiro cresceu 4,9%, o mundial 5,8% e o do Estado de São Paulo 7,8%. ‘Foi um ano de crescimento forte, puxado pela indústria e pelo agronegócio. Ele acredita que este ano pode ser menor por causa das taxas de juros.

São Paulo é o Estado que tem o maior número de habitantes da federação, abrigando 21% dos brasileiros. Se fosse um país, seria o 30º mais populoso do mundo, superando 178 países em número de habitantes. Na América do Sul, o Estado abriga 11% da população e somente a Colômbia tem um número maior de cidadãos. Para se ter uma idéia, de cada dez sul-americanos, um mora em São Paulo.

Segundo estatística da Fundação Seade, o Estado sempre teve taxa de crescimento superior à média nacional. Sendo que a década de 50 teve a maior expansão, com aumento populacional de 3,6% ao ano. Período em que o Brasil aumentou 3,2%. No último censo, que verificou os anos de 1991 a 2000, São Paulo aumentou o número de habitantes em 1,8% ao ano e o Brasil, 1,6%. Entre 2000 e 2005, a taxa de crescimento anual está em 1,6%.

A Fundação Seade constatou que a população paulista está envelhecendo. Das seis faixas etárias pesquisadas (menores de 15 anos; de 15 a 29; de 30 a 44; de 45 a 59; de 60 a 74; e maiores de 74), o maior crescimento foi registrado na que vai dos 45 aos 59 anos de idade: 4,2%, entre 2000 e 2005.

Além disso, São Paulo conta com 845 mil mulheres a mais que homens. A média é de 96 homens para cada 100 mulheres. Isso se deve ao maior número de mulheres nos fluxos migratórios recentes para o Estado e também à expectativa de vida do sexo feminino.

Amparo Maternal

O Amparo Maternal, na zona sul da capital, é uma entidade filantrópica que atende gestantes e parturientes de alto risco pelo SUS. Nos 65 anos de existência, a instituição realizou cerca de 600 mil partos. Atualmente, a instituição efetua, mensalmente, mais de 1.100 partos, o que equivale a 8% dos nascimentos da Grande São Paulo. O Governo paulista repassou, entre 1995 e 2004, um total de R$ 6,8 milhões à instituição, para custeio e investimentos.

Durante a visita do governador, que durou cerca de 1 hora, nasceram 3 bebês. O instituto reliza cerca de 40 partos ao dia.

Sueli, mãe do bebê Arthur, disse que daria a luz no hospital Santa Marcelina, porém, como o berçário está em reforma ela foi transferida para o Amparo Maternal e já na sala de parto soube que seu filho iria ser o símbolo dos 40 milhões habitantes do Estado. ‘Eu me orgulho de ser paulista’, disse.

Cíntia Cury – Cristiano Matsuda