Estação Especial da Lapa forma a primeira turma do Curso de Panificação em 2005

Aprender a fazer pães não é somente uma profissão, mas também uma terapia.

ter, 01/03/2005 - 15h00 | Do Portal do Governo

Para uma turma muito especial, portadores de deficiência visual, auditiva, mental e física, aprender a fazer pães deixou de ser uma atividade em que professor e aluno limitavam-se somente a uma lousa com receitas escritas, alguns ingredientes, instruções básicas e mão na massa. Passou a ser uma terapia.

Em meio a risadas e muita disposição, receitas são criadas e realizadas pelos 17 alunos que vão concluir o curso de panificação, nesta quarta-feira, dia 2, às 10 horas, na Estação Especial da Lapa, vinculada ao Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp). “Depois de um mês de aula, eles estão entusiasmados com a festa. Desde segunda-feira estão produzindo os pães, bolos, salgados e doces que farão parte do café da manhã”, diz Elizabeth Almeida, psicóloga e coordenadora dos cursos profissionalizantes.

A cerimônia terá a presença De Lu Alckmin, presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, que entregará certificados de conclusão aos alunos. Ela acredita que os cursos profissionalizantes possibilitam a inclusão do portador de deficiência no mercado de trabalho e consequentemente, no convívio social. “A importância desse trabalho é o resgate da auto-estima, cidadania e dignidade das pessoas portadoras de qualquer espécie de deficiência. É plenamente possível que elas se adaptem e realizem um trabalho igual às demais pessoas”, afirma Lu Alckmin.

“Recebo muito apoio da minha professora, mas sou eu que procuro fazer, da melhor forma o trabalho proposto em aula”, conta Adilson Ferreira de Santana, 52, aluno do curso de panificação e portador de deficiência visual há oito anos. Um dos alunos mais animados da turma, Ferreira justifica seu entusiasmo pelo bom humor. “Eu gosto de mim. Caso contrário, as pessoas acabam se afastando”, conclui.

A panificação faz parte dos diversos cursos profissionalizantes, atividades esportivas e culturais gratuitas oferecidas no local. Cerca de 70% das vagas são destinadas a pessoas com deficiência e 30% à comunidade carente em geral. As atividades são desenvolvidas das 8 às 17h30.

A Estação Especial da Lapa

Imagine um lugar onde é possível fazer cursos profissionalizantes, usufruir de áreas culturais, piscina coberta, quadra poliesportiva, sala de ginástica, local para caminhada e cooper, auditório e refeitório. Este ambiente é a Estação Especial da Lapa, mantida pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo.

Localizado em uma antiga estação de trem, no bairro da Lapa, Zona Oeste da Capital, o local recebe pessoas carentes e portadoras de deficiência física, sensorial ou mental, que vão em busca de convívio social, descontração, e atividades de desenvolvimento físico e intelectual.

A diretora da Estação da Lapa, Vera Lúcia Alves, explica que o local tem as condições necessárias para quem busca boa qualidade de vida. Tudo é adaptado para atender e capacitar portadores de todos tipos de deficiência e também pessoas carentes. “Com isso é possível trabalhar com as diferenças de uma forma muito natural possibilitando que as pessoas desenvolvam seu potencial’, acredita ela.

O objetivo principal do trabalho desenvolvido na Estação é promover a reinrseção social. “As atividades e a capacitação profissional melhoram a qualidade de vida e a auto-estima das pessoas. Elas sentem-se motivadas e voltam a vida social”, afirma Vera Lúcia.

Oficinas Culturais

As Oficinas Culturais são nas áreas de teatro de animação, artes e acessórios, origami, arte e natureza, oficina tridimensional, criar e vivenciar no vagão Brasil, capoeira, bricolagem, marcenaria e marchetaria, sensibilidade musical, flauta doce, horta e jardinagem, plantando a preservação, expressão tridimensional em cerâmica, visualidade poética do barro e dos sentidos, objetos em madeira, contando histórias, folclore e teatro, percussão, violão e oficina da canção e banda, artes têxteis, tecelagem manual, redescoberta do movimento através da dança, dança uma possibilidade de comunicação, ação e transformação, interpretando a expressão da dança, reciclagem e encadernação e cartonagem, entre outras.

Cursos profissionalizantes

Os Cursos Profissionalizantes são nas áreas de tapeçaria de móveis, informática, tricô à máquina, serviços administrativos, arte em couro, panificação e confeitaria, costura, telemarketing, elétrica, hidráulica, pintura entre outras. Os deficientes visuais que fazem cursos de informática aprendem em softwares totalmente adaptados para eles, por meio do programa virtual vision. O espaço é aberto também para o acesso livre à internet. Os freqüentadores podem fazer trabalhos e digitar currículos no Infocentro. Ao chegar, o usuário preenche um termo de adesão e pode utilizar os computadores por 30 minutos.

Esportes adaptados

O espaço para Condicionamento Físico e Esporte Adaptado oferece atividades nas seguintes modalidades: atletismo, basquete, caminhada, condicionamento físico, educação motora, futsal, ginástica rítmica desportiva, judô, natação, hidroterapia, ritmo e expressão e vôlei. Há também a oficina de libras (linguagens de sinais), Equoterapia, entre outras.

Data: Quarta-feira, 2 de março de 2005
Horário: 10 horas
Local: Estação Especial da Lapa – Rua Guaicurus, 1.274, Lapa – São Paulo/SP

Assessoria de Imprensa do Fussesp
Telefones: 3745-3727 / 3745-3505 / 3745-3238 / 3745-3684
Cristina Macedo / Christiane Rocha / Jaina Carvalho / Giovana Paccioni