Esporte: Habitação e Juventude assinam convênio para criação de centros esportivos em empreendimento

Projeto também conta com o apoio do Instituto Esporte Educação e da empresa Unilever

qui, 31/07/2003 - 19h14 | Do Portal do Governo

foto: Antônio DuarteOs secretários de Estado da Habitação, Barjas Negri, e da Juventude, Esporte e Lazer, Lars Grael, assinaram nesta quinta-feira, dia 31, um convênio para a criação de centros esportivos em empreendimentos da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU). Além dos secretários, participaram do evento Ana Moser, presidente do Instituto Esporte Educação, e Estanislau Amaral, diretor da empresa Unilever.

O objetivo do convênio é disponibilizar as quadras poliesportivas, construídas em conjuntos da CDHU, para que as crianças tenham aulas de vôlei e atletismo. Neste primeiro momento, serão três projetos-piloto – dois em conjuntos da Capital (Marechal Tito, com 595 unidades habitacionais, e Jardim São Luiz, 1.300 unidades) e um em Piracicaba, na Vila Industrial, com 500 moradias.

Barjas Negri disse que espera que os três projetos sejam o início de uma série e que se espalhe por todo o Estado. Além disso, ressaltou que ao governo não basta construir casas. ‘É preciso também transformar os bairros em ambientes saudáveis e com qualidade de vida’, completou.

Ao todo serão atendidos cerca de 1.200 jovens e crianças, 400 em cada novo núcleo, com 16 turmas de 25 alunos, e aulas em dois períodos, duas vezes por semana. A intenção é ampliar a oferta assim que mais parcerias forem conseguidas.

É importante lembrar que o projeto não atenderá apenas aos moradores dos conjuntos, abrangerá ainda a população dos bairros onde se localizam os empreendimentos. Dessa população também sairão os professores e monitores selecionados pelo Instituto Esporte & Educação.

Ana Moser afirmou que as comunidades são importantes nessa parceria do governo com a iniciativa privada e o Instituto. ‘Essa força do governo dá uma credibilidade grande à parceria. O esporte é a minha bandeira e eu fico muito feliz em ver essa mesma bandeira aqui na CDHU, que é uma empresa de Habitação’, disse.

Para viabilizar a criação destes centros esportivos, a Secretaria da Habitação irá cobrir as quadras e construir vestiários no local. As obras devem estar concluídas até dezembro deste ano. A Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer irá ceder os professores de Educação Física.

Também são parceiros nesta fase do projeto, o Instituto Esporte Educação e a empresa Unilever. O Instituto será o responsável pela coordenação geral do projeto e pela aplicação da metodologia de ensino e treinamento do Centro Rexona de Vôlei, da Unilever. A Unilever, por sua vez, arcará com o pagamento de contas de água e luz, uniformes, bolas e redes.

As lideranças comunitárias dos conjuntos beneficiados têm papel importante nessa parceria. Elas serão responsáveis pela seleção e indicação das crianças e jovens que vão participar das atividades e, além disso, deverão se esforçar para mobilizar os pais no projeto.

A assinatura do convênio é uma das atividades do 12° encontro ‘A Comunidade Fazendo da Parceria uma Realidade’. A iniciativa, implantada há dois anos e meio, vem pondo em discussão as questões sociais dos moradores de conjuntos da Companhia. Dessas discussões nasceu a Rede Social CDHU que, trimestralmente, realiza encontros para discutir os problemas, propostos pelas próprias comunidades, nas áreas de segurança, educação, transporte, entre outros.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Habitação

M.J.