Especial D.O.: Quatro Estados brasileiros participam do Programa Roteiro Caminho das Tropas

Depois de quase dois séculos, Caminho dos Tropeiros deve ser percorrido novamente em meados de 2005

ter, 15/02/2005 - 17h12 | Do Portal do Governo

Os Estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul apresentaram o anteprojeto Instituto Caminho das Tropas, em Sorocaba. O objetivo é que o Roteiro Caminho dos Tropeiros se torne independente dos governos estaduais. O itinerário resgatará a história dos tropeiros no Brasil. Passeios a cavalo, organizados por agências de turismo, percorrerão os municípios por onde passavam as tropas que levavam alimentos para comercializar no interior.

Para o secretário da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo de São Paulo, João Carlos Meirelles, o resgate da história faz parte do contexto turístico. “Mesmo trabalhando o turismo como um produto que gera trabalho e renda para as regiões, nos preocupamos com nossa cultura, a qual deve ser resgatada e transformada em conhecimento. Executamos os projetos, agilizamos a legalização e desenvolvemos o programa; a administração não cabe ao Estado, mas à iniciativa privada ou às organizações sem fins lucrativos”, explica Meirelles.

O projeto foi apresentado pelo Instituto Peabiru, organização da sociedade civil de interesse público, que recebeu aprovação dos representantes do Sebrae dos quatro Estados e da direção nacional. O Caminho dos Tropeiros foi comparado a outros roteiros internacionais, como La Ruta Maya – que abrange México, Belize, Guatemala e Honduras – e o Caminho de Santiago, que tem a participação da Espanha e da França.

Culinária tropeirista

O Instituto Caminho dos Tropeiros será uma organização auto-sustentável e não visará lucros para coordenar as ações do empreendimento. Para os representantes dos quatro Estados integrantes, o instituto é a única maneira de garantir a permanência do produto turístico que estão criando, independentemente da vontade de qualquer governo futuro.

Para José Luiz Ricca, superintendente do Sebrae-SP, o roteiro tem valor especial: “Como sou de Sorocaba, aprendi desde cedo o que era tropeirismo. Ao Sebrae compete apoiar ações que valorizem relacionamentos e parcerias, extremamente necessários no século 21”.
“A criação do instituto, além de garantir a permanência do Caminho dos Tropeiros, viabilizará o desenvolvimento de subprodutos do tema, como o lançamento de livros, inclusive de receitas típicas da culinária tropeirista”, declarou Marco Antonio Castello Branco, secretário-executivo de Turismo de São Paulo.

Desenvolvimento regional

Nove prefeituras paulistas da região de Sorocaba assumiram compromisso de integrar o consórcio para a criação do Caminho. Além de Sorocaba, aderiram ao projeto Itararé, Capão Bonito, Alambari, Angatuba, Araçoiaba da Serra, Ribeirão Grande, Capela do Alto e Laranjal Paulista. O programa foi apresentado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, que já tem outras iniciativas bem-sucedidas, como o Roteiro dos Bandeirantes e o Circuito das Frutas. A secretaria colocou à disposição dos municípios técnicos para identificar o potencial turístico de cada cidade.

Além do saudosismo

O Caminho dos Tropeiros, que foi percorrido por quase 200 anos (do início do século 18 ao limiar do século 20), deve ser percorrido em meados deste ano, relembrando a rota que faziam os comerciantes que viajavam no lombo de burros, saindo dos Campos de Viamão (RS), passando por Campos de Laje (SC), pela região de Castro (PR), até chegar em Sorocaba (SP), onde aconteciam as grandes feiras para a comercialização do charque, do couro, das próprias mulas e de artefatos para transporte.

Durante todo esse período, a economia da Região Sul se desenvolveu em torno da atividade dos tropeiros.O Roteiro dos Tropeiros, como era conhecido, seguia as antigas rotas indígenas e foi responsável pelo surgimento de dezenas de cidades importantes nos quatro Estados. O trecho meridional da BR-116 foi traçado sobre o leito do caminho das tropas. “A importância do resgate dessa história vai além do saudosismo, pois representa a primeira atividade econômica da região”, lembra Meirelles.

Uma vez consolidado, o Caminho dos Tropeiros, com cerca de 4 mil quilômetros de extensão, será refeito anualmente, sempre na época de seca – para facilitar a tropeada. O passeio inaugural terminará em São Paulo, com cavalgada na Avenida Paulista e quatro dias de festa no Parque da Água Branca. Paralelamente ao Caminho dos Tropeiros, cada Estado terá a sua Rota dos Tropeiros, programas que permitem o percurso em parte do traçado.

Reinaldo Cardoso, prefeito da cidade de Castro, no Paraná, ressaltou a importância da organização: “Vamos lançar em outubro a nossa Rota dos Tropeiros. É mais fácil agora se a nossa região se encaixar no instituto”.

Regina Amábile
Da Agência Imprensa Oficial