Empresários e designers paulistas vão expor produtos em feira internacional

Mostra, organizada pelo governo no Celex, serviu como cartão de visitas da produção local e ponto de partida para participação em feira portuguesa

ter, 08/03/2005 - 20h03 | Do Portal do Governo

Peças decorativas de designers brasileiros estarão em breve nas páginas da revista francesa Elle Decoration, uma das principais publicações mundiais especializadas no tema. Cadeiras, pufes, bancos, sofás, luminárias, tapetes, almofadas, vasos, tigelas, bandejas, entre outros objetos, assinados por 20 profissionais, foram apresentados à jornalista Marie Claire Blackaert, que esteve em São Paulo para produzir reportagem a respeito do design brasileiro. Afinal, 2005 é o Ano do Brasil na França.

A Secretaria de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo promoveu o encontro, no Centro de Logística de Exportações (Celex), localizado na Rodovia dos Imigrantes, ao lado da Secretaria da Agricultura. ‘Organizamos um show-room com peças de designers que representam a face mais contemporânea da produção paulista. Selecionamos pessoas talentosas – sem visibilidade no exterior -, com o intuito de lançá-las no mercado internacional’, explica Aline Barabinot, da assessoria de Comércio Exterior da secretaria.

Participaram nomes de expressão do design brasileiro, como Fernando Prado, Pedro Useche, Wladimir Rigoletto, Flávia Pagotti, Karin Wittamann Wilsmann, Carolina Harari, Elisa Stecca e Lars Jorge Diederichsen, autores de peças finalistas no Prêmio Eco Design da Fiesp e na Bienal de Saint Etiènne, na França. Artistas do Centro São Paulo Design, que estimula empresas a agregarem estilo aos seus produtos, representaram a produção local com objetos criados no Projeto Novos Materiais, responsável pelo desenvolvimento de matérias-primas que não prejudicam o meio ambiente. O Arranjo Produtivo de Cerâmica para Decoração, de Porto Ferreira, interior de São Paulo, foi outra entidade presente, representando várias empresas.

A jornalista foi convidada a circular por São Paulo para conhecer o trabalho de artistas e arquitetos que retratam a identidade de São Paulo, além de museus, galerias, hotéis e restaurantes. Na bagagem para a França leva de quebra uma boa mostra do potencial turístico da capital paulista.

Mercado internacional – A mostra também serviu a outro objetivo: os artistas foram convidados a expor suas peças no espaço de 105 metros quadrados que o governo de São Paulo reservou na feira européia Interdecoração e Lar Têxtil, da Exponor, uma das mais importantes do setor, que acontecerá em Portugal, entre os dias 12 e 15 de maio. A atividade integra o Programa Espaço São Paulo, criado para levar empresas paulistas de menor porte a feiras internacionais.

Os interessados poderão expor, gratuitamente, pagando apenas as despesas da viagem. ‘Para nós, que reunimos empresas produtoras de design em cerâmica, é uma oportunidade única, pois podemos escolher um representante que leve as peças de todos para serem expostas’, diz Marcelo Mesquita, consultor do Sindicato das Indústrias de Cerâmica de Porto Ferreira.

Para o secretário de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, João Carlos Meirelles, o governo tem trabalhado para dispor de espaços em feiras internacionais e para organizar rodadas de negociações e workshops para os empresários do Estado. ‘Temos designers extremamente criativos e em condições de exportar para todo o mundo’, avalia. Meirelles acredita que a feira portuguesa, que deve receber em torno de 20 mil visitantes, é ótima oportunidade de mostrar o design de São Paulo para a Europa e ampliar nossas exportações com produtos de grande valor agregado.

Celex: Poupatempo das exportações

O Celex é um dos projetos da Secretaria da Ciência para a expansão da base exportadora em volume, número de empresas, valor agregado e diversificação da pauta. Entre suas principais missões está a instalação do Poupatempo das Exportações, para o qual o governo destinou espaço de 30 mil metros quadrados de um conjunto arquitetônico no Parque Estadual das Fontes do Ipiranga. A finalidade é reunir, num único local, todos os órgãos públicos e privados comprometidos com o processo de exportação para que o empresário tenha acesso fácil a todas as decisões relevantes para a tomada de decisão.

Para o secretário João Carlos Meirelles, o Celex é poderoso instrumento para destacar a participação das micro e pequenas empresas nas exportações paulistas. Nos últimos dois anos, programas da secretaria possibilitaram o aumento dessas exportações em 50%, porcentagem estabelecida no início da atual gestão. A expectativa é de que os projetos previstos para este ano sejam bem mais positivos, fator essencial para a geração de trabalho e renda, meta prioritária da pasta.

José Américo Ribeiro dos Santos, presidente do Conselho de Administração da Associação Celex, entidade privada que gerencia o Centro, está otimista com mais uma parceria, a Inbel-Indústria de Material Bélico do Brasil. Além de produzir material de defesa, atua nas áreas de projetos, construção e logística e na manutenção de veículos de combate.

O Celex fica na Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, ao lado da Secretaria da Agricultura. O local oferece espaço para recepcionar missões compradoras, instalar show-rooms permanentes, realizar treinamento e palestras e organizar mesas-redondas de negócios. Mais informações pelo tel. (11) 5058- 6824 ou no site www.celex.org.br.

Da Agência Imprensa Oficial