Educação: Secretaria capacita professores para uso da tv na escola

A programação deste projeto é específica para os Ensinos Fundamental e Médio

qui, 31/10/2002 - 17h47 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Educação realiza na próxima semana o curso ‘TV na Escola e os Desafios de Hoje’. O objetivo é incentivar e orientar os professores no uso de novas tecnologias em sala de aula, em especial a tv e o vídeo, auxiliando a prática pedagógica.

Os encontros estão marcados para os próximos dias 3 e 6 de novembro e terminam no dia 8 na cidade de Águas de Lindóia. Participam 2 mil professores. A prioridade é capacitar cerca de 4 mil coordenadores pedagógicos que atuam em mil escolas da rede pública estadual.

As atividades serão aplicadas por 28 alunos de graduação dos cursos de educação e comunicação da Universidade Estadual de São Paulo (UNESP) de Bauru. Depois, o curso tem continuidade pela Internet através do site: www.tvnaescolasp.inf.br.

A proposta da Secretaria de Estado da Educação com o curso ‘TV na Escola e os Desafios de Hoje’ é acrescentar mais uma ferramenta de capacitação de professores na certeza de que soluções criativas podem funcionar dentro da sala de aula.

O ‘TV Escola’ é um curso Nacional de extensão universitária e conta com o material produzido pela Secretaria de Educação à Distância do Ministério da Educação (MEC), pela Universidade de Brasília e Universidade Pública do Brasil – Unirede. As escolas recebem o material visual através da TV Escola via satélite e os professores recebem os livros.

A programação deste projeto é específica para os Ensinos Fundamental e Médio e está baseada na reforma educacional trabalhando temas da realidade dos alunos. Este é o terceiro curso à distância, com este enfoque, que a Secretaria de Estado da Educação coloca à disposição dos professores.

O curso oferecido pela UNESP, que começou em agosto e termina em fevereiro do ano que vem com encontros presenciais ao final de cada etapa, possui três módulos: Tecnologias e Educação: desafios e a TV Escola; Usos da Televisão e do Vídeo na Escola e Experimentação: planejando, produzindo e analisando.

Para Silvia Galletta, gerente da área de Educação à Distância da Gerência de Informática Pedagógica (GIP) da Secretaria, a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) já impõe uma nova postura dentro dos Parâmetros Curriculares Nacionais, e o curso TV Escola prevê essa nova estratégia de ensino para desenvolver habilidades e competências. ‘Como o jovem é muito imediato, ele adora usar novas tecnologias. É uma mudança de estratégia de aula.

As novas tecnologias como tv e computador hoje são instrumentos importantes para melhorar a disciplina. Com este trabalho, nós cultivamos o aluno para o trabalho em conjunto’, complementa a gerente.

O curso TV Escola utiliza temas pedagógicos existentes como: educação indígena, educação especial, protagonismo juvenil, inclusão social, tecnologia na educação, portanto, aperfeiçoa ainda mais o método de ensino-aprendizagem.