Educação: Projeto fotográfico premia educador como Professor Destaque

TV Cultura fará homenagem ao professor de Filosofia

qui, 24/03/2005 - 16h27 | Do Portal do Governo

Orientar os alunos com aulas teóricas e práticas, mostrar as técnicas fotográficas sobre enquadramento e perspectiva, trabalhar a fotografia como instrumento de reflexão, para a compreensão da filosofia. Foi através do projeto pedagógico Revelando Talentos que o educador Eustáquio Monteira dos Santos vai ao programa Viver Escola, da TV Cultura, onde será homenageado como Professor Destaque, no próximo domingo, dia 27.

A proposta pedagógica vem sendo desenvolvida há quatro anos na Diretoria de Ensino de Jundiaí, passando pelas escolas estaduais Professora Joceny Villela Curado, Siqueira de Moraes, Professora Benedita Arruda, Mitiharu Tanaka e Barão de Jundiaí. Atualmente o professor Eustáquio Monteira coordena a atividade na Escola Estadual Doutor Antenor Soares Gandra.

Os estudantes desenvolvem o projeto em três etapas. A primeira, com aulas teóricas sobre enquadramento, perspectiva e técnicas fotográficas. A segunda fase conta com sessões de fotos externas. Na terceira etapa o professor fotografa os alunos manipulando a máquina fotográfica. Uma equipe de jurados escolhe os melhores trabalhos, o primeiro colocado recebe uma máquina fotográfica, o segundo um “book” fotográfico e os demais alunos certificados de participação.

O Professor Eustáquio, como educador de Filosofia, afirma que “a finalidade do projeto é desenvolver a sensibilidade dos alunos, instigando-os a um olhar mais artístico sobre o mundo, visto que a percepção e o valor estético levam a uma melhor contextualização da Filosofia, além de revelar talentos, pois alguns alunos identificam-se com a arte de fotografar e outros se tornam modelos”.

Assessoria de Imprensa da Secretaria de Educação
F.C.