Educação: Governo paga bônus a professores e funcionários do quadro de apoio

Servidores que tiveram pontuação máxima receberão certificado nesta quinta-feira

qui, 10/02/2005 - 9h00 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado de São Paulo anuncia hoje o pagamento do bônus a 232.350 servidores da Educação, dos quadros de magistério e de apoio. O investimento do Estado no pagamento de bônus é superior a R$ 761 milhões, maior valor desde a implantação do benefício.

Em cerimônia que será realizada nesta quinta-feira (10), às 10h, na Escola Estadual Pandiá Calogeras, no bairro da Mooca, professores e funcionários da Secretaria da Educação que tiveram pontuação máxima receberão um certificado em nome de todos os outros profissionais.

O bônus do Quadro Magistério e do bônus de Merecimento foram criados pioneiramente pelo Governo do Estado com o objetivo de incentivar e beneficiar profissionais que demonstraram comprometimento com o ensino público.

A cada ano, a Secretaria da Educação vem aprimorando os critérios para definição do valor do bônus a seus profissionais. Em 2000, para os docentes, era considerada apenas a freqüência individual. A partir de 2002, outros critérios foram sendo acrescidos, tais como: projetos desenvolvidos nas unidades escolares, índice de abandono escolar, ações envolvendo a comunidade, entre outros.

Para imprimir cada vez mais transparência à concessão do bônus do Quadro do Magistério e à participação dos profissionais, a Secretaria de Estado da Educação realizou, em novembro de 2004, uma consulta sobre os critérios que deveriam constar da definição do bônus. Entre as alterações realizadas para o aprimoramento do bônus está a inclusão de critérios como a avaliação realizada pelo Conselho de Escola, onde a comunidade escolar teve a oportunidade de avaliar o desempenho da escola e a valorização da participação dos profissionais em cursos de formação continuada.

Da Secretaria de Estado da Educação

(LRK)