Educação: Estado anuncia novos apoios a municípios em Fórum Governo Educador

Evento contou com representantes de 540 municípios

qua, 02/03/2005 - 17h01 | Do Portal do Governo

O Fórum Governo Educador, promovido pela Secretaria de Estado da Educação nesta quarta-feira, dia 2, teve grande representatividade dos prefeitos do Estado. Mais de 540 municípios se fizeram representar no evento, 425 deles pelos próprios prefeitos.
Com isso, o encontro serviu para abrir espaço para a melhoria da escola pública por meio da integração e cooperação entre as esferas estadual e municipal de governo.

Durante o evento, o governador Geraldo Alckmin anunciou medidas de apoio para os municípios na área da Educação. Entre as novidades estão a entrega de 300 ônibus para transporte escolar, o repasse de R$ 40 milhões para o Programa de Ação Cooperativa Estado-Município e a ampliação do Programa Escola da Família com parceria com prefeituras.

O Fórum Governo Educador também serviu como palco de novas parcerias. O governador, o presidente da Fundação Abrinq, Rubens Naves, o secretário de Estado da Educação, Gabriel Chalita, e a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Helena Guimarães, firmaram uma parceria para mobilizar os prefeitos do Estado de São Paulo a se engajarem no programa Prefeito Amigo da Criança, no período de 2005 a 2008. O objetivo da parceria é garantir que os municípios implementem ações e políticas públicas que resultem em avanços no cumprimento dos direitos de crianças e adolescentes.

Alckmin anunciou que o Governo do Estado vai criar o prêmio ‘Cidade Educadora’, para estimular e fortalecer o compromisso dos municípios paulistas com a Educação de crianças e jovens. ‘Vamos dar um incentivo financeiro para que São Paulo possa dar exemplo na Educação’, explicou.

Para Gabriel Chalita a importância deste encontro está na proximidade com a realidade de cada município e na união de forças. ‘O Estado precisa do Município, assim como o município precisa do estado. Juntando forças, fazemos uma gestão melhor da Educação pública e o benefício é todo da comunidade’, concluiu o secretário.

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Educação

F.C.