Educação: Escola de Americana estimula alunos com leitura de jornal na sala de aula

Objetivo é socializar e integrar os estudantes através da leitura

qua, 31/08/2005 - 19h23 | Do Portal do Governo

No inicio deste ano, a Escola Estadual Guiomar Dias da Silva da Diretoria de Ensino Americana, situada no município Santa Bárbara D Oeste, inaugurou o Projel, – um programa de duração anual que visa a socializar e integrar os estudantes através da leitura, da observação e da produção poética com os temas diários dos jornais.
Coordenado pela profª Maria Aparecida das Graças Silva, o Projel aborda temas como saúde, educação e economia, ao mesmo tempo em que discute as etapas gramaticais que um texto pode ter. Tudo isso dentro da sala de aula, com a leitura e recorte de jornais e revistas que se transformam em produções de poesias.
Logo após o termino dos trabalhos, eles são inseridos no mural dentro da classe. Como Projel é um programa que já existe desde o começo do ano, ele já atingiu alguns pontos importantes como desenvolvimento do raciocínio, praticidade no manuseio do jornal, seleção apropriada de assunto a ser trabalhado, aprimoramento coerente nas palavras e também nas frases produzidas em textos além do ensino ao uso correto do dicionário.

A avaliação do Projel é diária e contínua. Eis alguns dos seus resultados:
‘O menino Azul’

Um menino quer uma alcatéia
Para passear.
Uma alcatéia mansa,
Que não corra, nem morda,
Mas que saiba conversar.
O menino quer uma alcatéia
Que saiba dizer
Os nomes dos rios,
Das armadas,
Das juntas,
De tudo que aparecer.

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Educação
TM