Educação: Encontro no Anhembi reúne Estado e Municípios para discutir educação

São esperadas 1.200 pessoas entre prefeitos e profissionais ligados à área

seg, 28/02/2005 - 15h41 | Do Portal do Governo

Todos os prefeitos de municípios do Estado de São Paulo foram convidados para o Fórum Governo Educador, assim como os secretários ou as secretárias municipais de educação. São esperadas pelo menos 1.200 pessoas no Grande Auditório do Anhembi, nesta quarta-feira, às 9 horas. Foi confirmada a participação do representante da Unesco em São Paulo, Jorge Werthein.
No programa do Fórum Governo Educador estão os seguintes temas:

* Escola da Família
O programa, criado em agosto de 2003, abre todas as escolas estaduais aos fins-de-semana, com atividades culturais, esportivas, projetos de saúde e de geração de renda, e já levou mais de 80 milhões de pessoas às escolas. Mais de 35.000 voluntários participam do programa, que também tem parceria de empresas públicas e privadas. Em 300 escolas também começa neste fim-de-semana a funcionar a suplência especial Escola da Juventude, para pessoas com idade entre 18 e 29 anos que não puderam concluir o ensino médio.
* Municipalização
Um exemplo é o Programa de Ação Cooperativa, implantado em 1994, que beneficiou até o fim de 2004 mais de 500 mil alunos em decorrência de 1.763 obras novas, ampliações e reformas.
* Merenda Escolar
A alimentação escolar é um programa a que o Governo do Estado dedica especial atenção. São Paulo é o único Estado da federação a investir recursos para complementação de verbas federais – e acaba de aumentar o repasse em 50%.

* Transporte Escolar
Garantir vagas é tão importante quanto assegurar que o aluno possa chegar à escola. Por isso, são mais de 360 mil alunos transportados, graças a um investimento da Secretaria de Estado da Educação da ordem de R$ 118 milhões, em 2005, mediante convênios com prefeituras.
* Capacitação de professores
Em 2004, mais de 5.000 professores de 41 municípios foram formados, por meio do PEC Municípios, um curso de graduação em licenciatura plena que oferece formação para professores de Educação Infantil e das primeiras séries do Ensino Fundamental das redes municipais do Estado. É um curso presencial, com forte apoio de mídias interativas. A intenção é atingir todos os professores das redes públicas municipais de Educação Infantil e das primeiras séries do Ensino Fundamental que ainda não têm formação em nível superior, nos 645 municípios do Estado.
* Saresp
Sistema de avaliação realizado anualmente com todos os alunos da rede pública estadual, permite diagnosticar necessidades de correção no conteúdo do ensino. Em 2004, passaram a integrar o Saresp mais de 390.000 alunos de escolas municipais e privadas. Parcerias podem levar mais prefeituras a incluírem alunos das redes municipais na avaliação.

Segundo o secretário estadual da Educação, professor Gabriel Chalita, a idéia central do Fórum Governo Educador é chamar todos os prefeitos e seus secretários de Educação a conhecer essas ações, claramente demonstradas como avanços na educação de São Paulo, para incentivar novas parcerias.

Serviço
02 de março de 2005 – 9 horas
FÓRUM GOVERNO EDUCADOR
Grande Auditório do Anhembi
Rua Olavo Fontoura, 1.209

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Educação

F.C.