Educação: Curso de medicina tradicional chinesa chega a Sorocaba

Evento da diretoria de ensino foi realizado em parceria com secretaria do Estado

ter, 08/03/2005 - 14h28 | Do Portal do Governo

A Diretoria de Ensino de Sorocaba promoveu, no último dia 5 de março, o curso de Medicina Tradicional Chinesa – Lien Ch’I, atividade da Secretaria de Estado da Educação, que foi ministrado pelo médico Jou Eel Jia e reuniu educadores de várias cidades da região.

O Lien Ch’I – que significa treinamento da energia vital – é um curso de formação continuada que se utiliza da reciclagem de novas técnicas motoras que ajudam, entre outros benefícios, a aliviar o stress, aumentar a auto-estima e melhorar a concentração e o desempenho escolar.

Os chineses adeptos da prática partem do princípio que o ser humano é o resultado de um fluxo de energia que deve circular livremente pelo organismo para que as funções físicas e mentais permaneçam em equilíbrio. Quando esta energia, por qualquer motivo, fica bloqueada, o organismo entra em desarmonia e dá oportunidade para o surgimento de doenças, dores e mal-estar.

Para resgatar o equilíbrio das funções físicas e mentais, o Lien Ch’I se utiliza de oito suaves movimentos que simulam o comportamento da natureza e dos animais. Este conjunto de exercícios promove o desbloqueio da energia, que volta a circular livremente e devolve o bem-estar ao indivíduo.

Assessoria de Imprensa da Secretaria de Educação

F.C.