Economia: Preços agrícolas têm alta de 2,13% na segunda quadrissemana de março

Pesquisa foi divulgada hoje pelo Instituto de Economia Agrícola

seg, 14/03/2005 - 11h16 | Do Portal do Governo

Com ganho de 0,22 ponto percentual em relação à última semana, os preços agrícolas subiram 2,13%, na segunda quadrissemana de março, segundo pesquisa do IEA (Instituto de Economia Agrícola) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

De acordo com relatório apresentado nesta segunda-feira, o índice manteve o crescimento em função da elevação dos preços dos produtos de origem vegetal. Segundo os pesquisadores do IEA, o crescimento nos preços de grãos e frutas elevou o preço do em 4,35%. Em relação aos produtos de origem animal, a queda nas cotações das aves e do boi, reduziu o preço do grupo em 1,85%. O resultado foi a alta de 2,13% no índice geral de preços.

Dos 19 produtos pesquisados pelo IEA, nove apresentaram crescimento nos preços (banana, batata, café, cana-de-açúcar, laranja, milho, soja, ovos e suínos), enquanto oito tiveram reduções (algodão, amendoim, cebola, feijão, tomate, trigo, aves e boi).

Entre as altas, destaque para os ovos, que subiram, nesta segunda quadrissemana, 13,30%. Dos produtos que apresentaram redução nos preços, destaque para o amendoim, que registrou queda de 14,89%.

O relatório completo sobre o desempenho dos preços agrícolas na segunda quadrissemana de março está disponível na internet, no site www.iea.sp.gov.br.

Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento
Assessoria de Imprensa

(LRK)