Economia: Preços agrícolas têm alta de 2,05% na segunda quadrissemana de fevereiro

Índice manteve o crescimento em função da elevação dos preços dos produtos de origem vegetal

seg, 14/02/2005 - 15h47 | Do Portal do Governo

Com ganho de 0,59 ponto porcentual em relação à última semana, os preços agrícolas subiram 2,05%, na segunda quadrissemana de fevereiro, segundo pesquisa do IEA (Instituto de Economia Agrícola) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

De acordo com relatório apresentado nesta segunda-feira, o índice manteve o crescimento em função da elevação dos preços dos produtos de origem vegetal e da pequena recuperação dos produtos de origem animal.

Segundo os pesquisadores do IEA, o grupo apresentou crescimento de 0,81%, mesmo com a redução nas cotações de boi, leite e suínos. Em relação aos produtos de origem vegetal, o aumento nos preços das olerícolas compensou a redução das cotações das frutas e dos grãos, elevando o preço do grupo em 2,73%. O resultado foi a alta de 2,05% no índice geral de preços.

Dos 19 produtos pesquisados pelo IEA, sete apresentaram crescimento nos preços (batata, café, cebola, feijão, tomate, trigo e ovos), enquanto nove tiveram reduções (algodão, amendoim, banana, laranja, milho, soja, boi, leite e suínos).

Entre as altas, destaque para o tomate, que subiu, nesta segunda quadrissemana, 79,17%. Dos produtos que apresentaram redução nos preços, destaque para o leite, que registrou queda de 7,02%.

O relatório completo sobre o desempenho dos preços agrícolas na segunda quadrissemana de fevereiro está disponível na internet, no www.iea.sp.gov.br.

Da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento

(LRK)