Economia: Preços agrícolas sobem 5,1% na terceira quadrissemana de março

Pesquisa foi divulgada hoje pelo Instituto de Economia Agrícola

seg, 21/03/2005 - 14h37 | Do Portal do Governo

Com ganho de 2,97 pontos percentuais em relação a semana anterior, os preços agrícolas fecharam a terceira quadrissemana de março com alta de 5,10%, segundo pesquisa do IEA (Instituto de Economia Agrícola) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

De acordo com relatório apresentado nesta segunda-feira, o IPR (índice de preços recebidos pelos produtores) apresentou forte tendência de alta em função das boas cotações do grupo de produtos de origem vegetal, que, graças ao forte aumento dos preços de grãos e, com menor intensidade, nos das frutas e das olerícolas, apresentou crescimento de 8,78%

Já em relação ao segmento animal, mesmo com a alta de 4,88 nos preços de ovos, a queda nas cotações de aves e de boi, reduziu o preço do grupo em 1,54%. O resultado foi. O resultado foi a alta de 5,10% no índice geral de preços.

Dos 19 produtos pesquisados pelo instituto, dez apresentaram crescimento nos preços (banana, café, cana-de-açúcar, laranja, milho, soja, tomate, trigo, ovos e suínos), enquanto seis tiveram reduções (algodão, amendoim, batata, feijão, aves e boi).

Entre as altas, destaque para o preço da soja, que subiu 34,78% nesta terceira quadrissemana. Dos produtos que apresentaram redução nos preços, destaque para o amendoim, que caiu 18,35%.

O relatório completo sobre os preços agrícolas na terceira quadrissemana de março está disponível na internet, no site www.iea.sp.gov.br.

Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento
Assessoria de Imprensa

(LRK)