Economia: Preços agrícolas crescem 1,91% na primeira semana de março

Pesquisa foi divulgada hoje pelo Instituto de Economia Agrícola

ter, 08/03/2005 - 17h36 | Do Portal do Governo

Com ganho de 0,17 ponto percentual em relação ao mês passado, os preços agrícolas registraram crescimento de 1,91% na primeira quadrissemana do mês de março, segundo pesquisa do IEA (Instituto de Economia Agrícola) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

De acordo com relatório apresentado nesta terça-feira, o IPR (índice de preços recebidos pelos produtores) manteve elevação em função da pressão dos produtos de origem vegetal que, segundo pesquisadores do IEA, apresentou crescimento de 2,55% em função do aumento nas cotações de grãos e frutas.

Já no segmento animal, a alta nas cotações de ovos e suínos compensou a queda nos preços das aves e do boi e resultou em um aumento de 0,77 no preço do grupo. O resultado foi a alta de 1,91% no índice geral de preços.

Dos 19 produtos pesquisados pelo instituto, dez apresentaram crescimento nos preços (banana, batata, café, cana-de-açúcar, cebola, laranja, milho, soja, ovos e suínos), enquanto sete tiveram reduções (algodão, amendoim, feijão, tomate , trigo, aves e boi).

Entre as altas, destaque para a batata, que subiu 28,80% nesta primeira quadrissemana. Dos produtos que apresentaram redução nos preços, destaque para a cotação do tomate, que apresentou queda de 16,67%

O relatório completo sobre o desempenho dos preços agrícolas na primeira quadrissemana de março está disponível na internet, no site www.iea.sp.gov.br.

Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento
Assessoria de Imprensa

(LRK)