Dia da Mulher: Viúva de 81 anos é eleita Miss Terceira Idade de 2005

Maria Marques freqüenta o Centro de Referência do Idoso (CRI) há três anos

ter, 08/03/2005 - 19h37 | Do Portal do Governo

A viúva Maria Marques é a nova Miss Terceira-Idade de São Paulo. Aos 81 anos, ela foi eleita entre 24 concorrentes, que neste ano passaram por eliminatória com 71 idosas.

O concurso foi organizado pela Secretaria de Estado da Saúde, no Centro de Referência do Idoso (CRI). Cerca de 500 pessoas prestigiaram a eleição, que, homenageando o Dia Internacional da Mulher, contou com apresentação de coral, teatro e artesanato, sempre com participação de usuários do CRI.

‘Freqüento o CRI há três anos. É um lugar para cuidar da saúde e arrumar amigos. Adoro o baile, que acontece às sextas-feiras. É a oportunidade que precisava para arrumar amigos. O prêmio foi a realização de um sonho’, afirma Maria, que tem três filhos e 10 netos.

Além da Miss Terceira-Idade, foram eleitas Miss Simpatia, Miss Sorriso, Miss Elegância e Miss Timidez. Para receber o prêmio, Maria teve boas notas em todos os quesitos.

‘O CRI é exemplo de atendimento a idosos. Pela segunda vez a secretaria organiza o concurso de Miss, o que auxilia no bem-estar das freqüentadoras. Já programamos para agosto a eleição do Mister Terceira-Idade, agora para os homens’, diz o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Inaugurado em 2001, o CRI oferece 17 tipos de especialidades médicas para os idosos de toda a capital. São realizados exames de endoscopia, colonoscopia, ecocardiograma, audiometria, ultra-sonografia, Raio-X, mamografia, odontologia e fisioterapia. Os freqüentadores ainda têm uma área de lazer, onde podem aprender artesanato, tricô, violão e canto.

Já foram realizados cerca de 665 mil atendimentos na entidade desde sua inauguração. São realizados cerca de 18 mil atendimentos a idosos por mês, dos quais 13 mil na área médica, incluindo exames de última geração, e 5 mil nos setores de convivência e lazer. Em fevereiro a Secretaria inaugurou a segunda unidade do CRI, desta vez na zona norte da capital, dentro do Complexo Hospitalar do Mandaqui.

O Centro de Referência do Idoso da zona leste fica na praça Padre Aleixo Monteiro Mafra, 34 – São Miguel Paulista. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas.

Assessoria de Imprensa da secretaria da Saúde
C.A.