Dia da Mulher: Há 50 anos toque feminino dá charme à segurança em São Paulo

Sensibilidade é uma das qualidades que credenciam as mulheres para a atividade policial

ter, 08/03/2005 - 14h22 | Do Portal do Governo

Foto: Filipe AraújoSem perder seu charme peculiar, as mulheres sempre tiveram grande contribuição na transformação do País. Este ano, o Dia Internacional da Mulher coincide com as comemorações do cinqüentenário da figura feminina, na polícia de São Paulo.

Até 1955, a profissão de policial sempre foi exclusividade do sexo masculino. A partir de então, as mulheres conseguiram ocupar, também, esse espaço, com a criação da primeira Polícia Feminina do Brasil, e na América Latina. Foram atribuídas a elas missões que melhor se ajustavam ao perfil feminino, conforme as necessidades sociais da época: proteção de mulheres e jovens. Gradativamente, as policiais começaram a atuarem outras atividades como trânsito, bombeiros, tropa de choque, canil, cavalaria, atendimento do telefone de plantão 190, atendimento escolar, às famílias, patrulhamento, comando nos batalhões na Polícia Civil, policiamento rodoviário, ambiental, radiopatrulhamento e corregedoria.

Em 2000, com a extinção dos Batalhões Femininos, as mulheres foram integradas operacionalmente em todas as atividades da Polícia Militar, atuando ao lado dos homens.

Atualmente, a Polícia de São Paulo, entre Militar, Civil e Científica, conta com mais de 18 mil mulheres. Elas representam cerca de 15% do efetivo, que é de 121,7 mil policiais. Inteligentes, bonitas e vaidosas, com sensibilidade e competência, conseguem conciliar o lado mulher, mãe e profissional.

Eleta Maciel – Da Agência Imprensa Oficial