Desenvolvimento: Cati sedia Fórum de secretários municipais de Agricultura

Será nesta segunda-feira, dia 24, e terça-feira, dia 25

seg, 24/11/2003 - 8h04 | Do Portal do Governo

A maioria das cidades do Estado de São Paulo tem na agricultura a base de sua economia. Visando contribuir para o desenvolvimento dos trabalhos de apoio à agricultura, bem como promover a integração e a troca de experiências entre os dirigentes municipais na área agrícola, a CATI – Coordenadoria de Assistência Técnica Integral, realiza nos dias 24 e 25 de novembro, o Fórum de Secretários Municipais de Agricultura do Estado de São Paulo. Esse evento faz partte das comemorações dos 36 anos de criação do órgão.

Durante o período da manhã desta segunda-feira, será feito o credenciamento dos participantes. À partir das 14 horas o Fórum começa com o primeiro painel que tem como tema central ‘Os novos padrões da Agricultura e o Desenvolvimento Sustentável’, onde serão debatidos os seguintes assuntos: aspectos tecnológicos e ambientais, aspectos socioeconômicos e política de infraestrutura para a agricultura familiar. Para falar sobre esses temas estarão presentes representantes da Embrapa – Meio Ambiente, da Unesp e do Ministério de Desenvolvimento Agrário.

Na terça-feira, dia 25, na parte da manhã, o segundo painel é sobre ‘Políticas Públicas para o Desenvolvimento Rural’, onde serão debatidos temas como microbacias hidrográficas, crédito FEAP, municipalização da agricultura, conselhos municipais de desenvolvimento rural, programas vivaleite, bom prato, câmaras setoriais, melhor caminho, políticas de pesquisa agropecuária e de defesa agropecuária. Para tanto estarão presentes representantes da CATI, a Coordenadoria do Agronegócio, a Codasp, Apta e Defesa Agropecuária, todos órgãos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. No período da tarde, os temas são assentamentos e regularização fundiária, extensão rural, crédito Pronaf, capacitação de agricultores e aquisição de produtos da agricultura familiar, onde estarão presentes a Fundação ITESP, Ministério de Desenvolvimento Agrário e Conab.

No final da tarde acontece a Assembléia do Fórum dos Secretários Municipais de Agricultura para relato das experiências e proposta de reestruturação do Fórum.

Às 17 horas o Secretário Estadual de Agricultura e Abastecimento, Duarte Nogueira, fará o encerramento do Fórum de Secretários Municipais de Agricultura do Estado de São Paulo, com a participação das autoridades locais, regionais e estaduais.

Nessa oportunidade será aberta a Semana de Comemorações do Aniversário da CATI, onde acontecerão diversos eventos: a Feira de Agroecologia, a Mesa Redonda da Cadeia de Produção Integrada de Frutas. Além desses eventos onde o público em geral poderá visitar os estandes instalados no local que demonstram os serviços disponíveis aos agricultores e população em geral, além da já tradicional Feira do Verde.

Outros Eventos da Semana

A Feira do Verde, que acontece no período de 24 a 28 de novembro, vai expor e comercializar cerca de 270 espécies de mudas de árvores frutíferas e florestais nativas. As mudas são produzidas pela CATI, através de seu Departamento de Sementes, Mudas e Matrizes, em seis unidades em várias regiões do Estado ( São Bento do Sapucaí, Pederneiras, Tietê, Marília, Presidente Prudente e Itaberá).

Segundo Celso Panzani, diretor da área de Mudas da CATI, as espécies disponíveis na Feira do Verde são direcionadas ao reflorestamento, proteção de rios e nascentes ou recomposição florestal (ipê, canjarana, bico de pato, pau Brasil, aldrago, canafistula e outras). Mas também as espécies frutíferas silvestres, que participam do reflorestamento como produtoras de frutos para a fauna (pitanga, jatobá, uvaia, jabuticaba, acerola, amora, cereja do Rio Grande, cabeludinha, etc. As mudas, enxertadas ou não, de espécies que servem tanto para fruticultura empresarial como para pomares domésticos (pêssego, nectarina, ameixa, abacate, lichia, graviola, atemóia, manga, goiaba, uva, carambola, graviola, etc. Além disso, estarão à venda as espécies ornamentais e alguns tipos de palmeiras.

Na oportunidade os técnicos da CATI estarão presentes com dicas sobre plantio, recomendações para condução do pomar, plantas adequadas para arborização, curiosidades em geral e como cuidar das plantas.

O preço das mudas varia de R$2,00 a R$12,00 dependendo da espécie.

Outros eventos da Semana de Aniversário da CATI são a Vidalimento – Feira de Agroecologia (25 a 28/11), Encontro de Agroecologia (27 e 28/11) e a Mesa Redonda da Cadeia de Produção Integrada de Frutas – PIF (26/11).

A CATI fica na Avenida Brasil, 2340 – Jardim Chapadão – Campinas – SP.

De Suzete Rodrigues, da Assessoria de Imprensa do CATI – Campinas

C.C.