Cultura: Secretaria quer garantir a conservação de acervos

Para isso, Secretaria de Cultura do Estado traz espcialista da França

sáb, 12/03/2005 - 15h12 | Do Portal do Governo

O processo de limpeza de uma bandeja de prata desgasta em média 0,5 mícron por ano, o equivalente a 0,00004 polegada . Os objetos forjados neste metal também sofrem perdas com as condições do ambiente, como a alta variação de temperatura; com os tipos de produtos usados para a limpeza e até com o tipo de piso e forro do imóvel. Peças domésticas não carecem de alarde, mas, as históricas, pertencentes aos acervos de museus, podem ser deterioradas por essas ações. E, gerações futuras podem ser privadas de conhecer verdadeiras preciosidades.

Para evitar esse tipo de problema, a Secretaria convidou a engenheira metalúrgica Virgínia Costa, especialista no tema, que há oito anos dá consultoria a museus como Louvre e Petit Palais, em Paris, para reciclar os funcionários de museus de todo o estado. Virgínia dará o curso Um Ateliê Sobre Conservação de Objetos de Prata, no laboratório da Pinacoteca, em três módulos, até o final do ano.

Durante o primeiro módulo, foi avaliado e documentado o estado de conservação das peças do Museu de Arte Sacra. Em agosto, o grupo analisará as condições de manutenção e fará registros periódicos de umidade e temperatura do local. No final do ano, em função do estado de conservação e condições ambientais, será definido se as obras devem ser submetidas a alguma intervenção ou apenas protegidas de novas agressões do meio.

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Cultura

F.C.