Cultura: Projeto Guri faz apresentação no Natal das Artes em Embu

Espetáculo será no domingo, dia 4, às 16 horas

qua, 30/11/2005 - 18h03 | Do Portal do Governo

Projeto Guri, que promove a inclusão social de mais de 25 mil alunos, pisa no palco do “Natal das Artes em Embu” neste fim de semana

A apresentação da Orquestra do Projeto Guri faz parte da maior e mais extensa programação de Natal da região Metropolitana de São Paulo.

Um dos projetos mais reconhecidos e respeitados por todos os
segmentos da sociedade, por seu trabalho de desenvolvimento da sociabilidade auto-estima e o senso de cidadania de jovens de 8 a 18 anos, promete emocionar e iluminar Embu das Artes. A Orquestra do Projeto Guri – Pólo de Osasco, com 54 integrantes, sobe ao Palco do Largo dos Jesuítas, no domingo, 04, às 16h, regido pela maestrina Mônica Giardini.

A qualidade musical das orquestras do Projeto Guri permitiu apresentações em eventos de grande repercussão, como o festival de Inverno de Campos do Jordão, e em grandes palcos, como a Sala São Paulo. O Projeto também já se apresentou com músicos renomados, tais como Toquinho, Yamandú Costa, Arthur Moreira Lima, Mônica Salmaso e Jane Duboc.

Participar de fóruns e encontros internacionais já faz parte da
realidade do Projeto Guri. Em 2002, foi escolhido para representar o Brasil na ONU, durante a Sessão Especial da Assembléia Geral das Nações Unidas em Favor da Infância, enviando duas de suas alunas violinistas. Em 2003, recebeu a Comenda da Ordem do Cavaleiro, oferecido pelo Presidente da República, por indicação do Ministério da Cultura. Entre os prêmios que o projeto já recebeu, destaca-se o Prêmio Multicultural Estadão 2000, na categoria de melhor projeto de fomento à cultura.

Como participar

Para ingressar no Projeto Guri, a criança ou jovem não precisa
ter nenhum conhecimento musical anterior. A única exigência é que o aluno estude e freqüente o colégio regularmente. O objetivo do projeto não é formar músicos profissionais, mas, sim, capacitar seus alunos para que tenham uma atitude positiva diante das dificuldades da vida, para que sejam confiantes e tenham o dinamismo necessário para vencer obstáculos e procurar atingir suas metas. Por isso, o Guri pode ser considerado um grande complemento à educação: por colaborar na formação do caráter e da personalidade dos seus participantes.

A apresentação da Orquestra do Projeto Guri faz parte da maior e mais extensa programação de Natal da região Metropolitana de São Paulo – que iniciou no último dia 12 e vai até o dia 24 de dezembro. Para quem visitar Embu das Artes nesse período, está reservada uma viagem cultural e artística para o passado histórico da cidade, além de assistirem a apresentações artísticas e musicais, vão conferir uma bela exposição de trabalhos feitos por artistas locais, muitos deles, com premiação e reconhecimento internacional, além disto, a cidade se transformou num shopping a céu aberto para quem quer comprar um presente diferenciado. Museus, galerias de artes, capelas e monumentos históricos também fazem parte do roteiro turístico da cidade.

Atualmente, o Projeto Guri conta com 165 pólos (50 na Fundação do Bem – Estar do Menor). A concentração maior de unidades é no estado de São Paulo, uma no Rio Grande do Sul e outra no Paraná. Hoje, são mais de 25 mil alunos que participam de cursos de violino, viola, violoncelo, baixo acústico, violão, cavaquinho, percussão, saxofone, clarinete, flauta, trompete, trombone e canto coral. Já passaram aproximadamente 60 mil crianças e adolescentes pelo Projeto.

Repertório da apresentação da Orquestra do Projeto Guri

Declarations – Jeffrey Bishop
For The Star of Country Down – Deborah Baker Monday
Scherazade – Rimsky Korsakov
Asa Branca – Luiz Gonzaga
Cantos Nordestinos – Gilberto Gagliardi
Ragtime – Curtis Briant

Programação completa no site www.embu.sp.gov.br.

Informações: 11 4704-6565

Secretaria da Cultura/ Projeto Guri