Cultura: Programa Hora da Leitura chega às salas de aula

Lançamento do programa será no dia 7 de março. A iniciativa visa difundir o prazer da leitura entre os alunos das escolas estaduais

sex, 04/03/2005 - 10h11 | Do Portal do Governo

Na próxima segunda-feira, dia 7 de março, será lançado o programa educacional Hora da Leitura, que vai atender estudantes de 5ª a 8ª séries das escolas estaduais. Uma sessão de leitura, transmitida simultaneamente para as seis mil escolas, será feita por meio de teleconferência, com a participação dos secretários estaduais Claudia Costin, da Cultura, e Gabriel Chalita, da Educação.

A parceria firmada entre as pastas permitirá ações coordenadas para difundir a leitura por prazer em sala de aula. A Educação incluirá atividades de leitura em 50 minutos na grade semanal, envolvendo quase dois milhões de estudantes e 9.200 professores. À Cultura caberá capacitar os professores, por meio de ação coordenada pela titular do Departamento de Teoria Literária da Unicamp, Marisa Lajolo, doutora em Letras pela Brown University, com graduação e mestrado na Universidade de São Paulo (USP).

No dia 21 de março, acontece a primeira videoconferência para capacitar os professores que implementarão o projeto nas salas de aula. A metodologia aplicada, desenvolvida por Marisa Lajolo, criará atividades que estimulem os alunos a ler. ‘Em uma das ações, os estudantes serão motivados a escrever, no portal www.leialivro.sp.gov.br, as resenhas dos livros que leram’, conta Costin.

O programa foi criado em 2003 para incentivar a leitura por prazer e facilitar o acesso aos livros. A meta do projeto é dotar todos os 645 municípios do Estado com bibliotecas públicas. Até 2003, 84 dos 645 municípios paulistas não tinham esse espaço. Faltam apenas 15 municípios para atingir a meta, que será cumprida até o fim deste mês.

Além disso, o programa abriu outras 39 salas de leitura pela periferia da cidade e grande São Paulo, sendo 20 em hospitais públicos, 12 em conjuntos habitacionais do CDHU, cinco nos Centros de Integração da Cidadania, uma na Penitenciária Feminina Drª Marina Cardoso de Oliveira, uma no Centro Desportivo Baby Barione e outra no espaço que era ocupado pela carceragem do 95º DP, na favela de Heliópolis.

Secretaria de Estado da Cultura
Assessoria de Imprensa

(LRK)