Cultura: Paço das Artes inaugura exposição de Marina Saleme

No próximo sábado, dia 13, às 13 horas

ter, 09/09/2003 - 18h44 | Do Portal do Governo
A artista paulistana Marina Saleme volta a expor no Paço das Artes, após quatro anos, com uma produção inédita. São duas paredes de gesso e tinta latex e 24 dípticos fotográficos que refletem sobre o lugar da pintura na contemporaneidade. Mesas-redondas e encontros completam a programação ao redor da exposição.

O Paço das Artes inaugura no próximo sábado, dia 13 de setembro, às 13 horas, a exposição ‘Continentes’, da artista paulistana Marina Saleme. A pintora, volta a expor no Paço das Artes após quatro anos (participou da Temporada de Projetos em 1999), com uma produção inédita.

Diversamente das telas que apresentavam estados transitórios entre o líquido e o sólido de 1999, Marina Saleme consolida sua trajetória de 10 anos de pintura, com as instalações que mostra na presente exposição: são duas paredes de gesso e tinta latex e 24 dípticos fotográficos. Essas obras refletem um desdobramento na produção da artista, demonstrando mais um raciocínio pictórico do que uma pintura sobre tela propriamente dita.

Nos últimos anos, Marina Saleme participou de diversas exposições individuais e coletivas em âmbito nacional, em instituições tais como o Centro Universitário Maria Antônia, em São Paulo, o Paço Imperial, no Rio de Janeiro, e o Palácio das Artes, em Belo Horizonte.

Com a exposição de Marina Saleme, o Paço das Artes dá prosseguimento ao debate sobre o lugar da pintura na contemporaneidade, que neste ano teve início com as mostras dos pintores contemporâneos Cristina Canale e Manoel da Veiga.

Para fomentar ainda mais o debate o Paço das Artes promove, através de seu Núcleo de Ação Educativa e Difusão Cultural, o ‘Encontro com Artistas e Críticos’ e a mesa-redonda ‘A pintura na Contemporaneidade’. A ‘Conversa com Artistas e Críticos’, acontece no dia 22 de setembro às 19h30, e tem a participação de Marina Saleme e das críticas Angélica de Moraes e Juliana Monachesi, que assinam os textos do catálogo que será lançado na ocasião.

A mesa-redonda, programada para o dia 4 de outubro, às 16 horas, terá a participação das críticas de arte Sonia Salsztein e Lisete Lagnado, além do pintor Paulo Whitaker. Os eventos são gratuitos e não necessitam de inscrição prévia. Mais informações pelo fone (11) 3814-4832 ramais 15 e 21 ou pelo e-mail: educativo@pacodasarttes.com.br

O Núcleo de ação educativa também oferece visitas monitoradas durante o período da exposição de Segunda a Sexta, às 9h, 11h, 13h30 e 15h30, mediante agendamento prévio.

Exposição ‘Continentes’ – de Marina Saleme
Abertura: dia 13 de setembro, às 13h
Até 12/10, de terça a sexta, das 11h30 às 18h30
Sábado e domingo, das 12h30 às 17h30

Conversa com artistas e críticos e lançamento de catálogo
Dia 22 de setembro, às 19h30

Mesa redonda ‘A pintura na Contemporaneidade’
Dia 4 de outubro, às 16h

PAÇO DAS ARTES
Av. da Universidade, nº 1 – Cidade Universitária
Fone (11) 3814-4832 fax (11) 3815-7804
Entrada franca
e-mail: pacodasartes@pacodasartes.com.br

da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Cultura

GB