Cultura: Natal chega em grande estilo na praça Júlio Prestes

nd

sex, 30/11/2001 - 17h54 | Do Portal do Governo

Papai Noel e anjos descendo de rapel, cortejo de bandas e fanfarras tocando músicas natalinas, inauguração da Oficina do Vidro, Concertos de Natal e Encontro de Carros Antigos são alguns dos destaques da programação especial de Natal promovida pela Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo. O lançamento será realizado neste domingo, dia 2, a partir das 10 horas, na Praça Júlio Prestes.

Às 11 horas, na Sala São Paulo, a Orquestra Paulistana de Viola Caipira, sob a regência de Rui Torneze, dá início ao ‘Natal bem brasileiro’ com o espetáculo ‘Canções Natalinas Brasileiras’, com participações especiais do Grupo Jazzazá, Madrigal Sempre em Canto, Coral Infantil e Grupo de Trombones da ULM .

Na sequência, 20 papais-noéis e anjos descem de rapel da Torre da Júlio Prestes, na Praça Júlio Prestes. O espetáculo se repete durante três vezes ao longo do dia.

Com objetivo de ajudar no processo de reabilitação social das pessoas portadoras de deficiência, no mesmo dia será inaugurada a Oficina do Vidro, coordenada pela artista plástica Débora Muzskatm, que vai ensinar as técnicas de confecção dos cristais Murano, de origem italiana. A oficina vai funcionar de quarta a domingo, das 9 às 17 horas.

Durante todo o dia, centenas de carros antigos incorporam o clima natalino, com a presença do Papai Noel andando de Jardineira , um Ford Mobile 1931, que estará caracterizado para a época.

A programação da tarde inclui a apresentação de fanfarras e bandas marciais do Vale do Paraíba, reunindo aproximadamente 1.200 músicos que saírão em marcha, às 13 horas, da Oficina Cultural Oswald de Andrade, passando pelo Parque da Luz, até a Praça Júlio Prestes. Durante o trajeto, interpretarão músicas eruditas, populares e natalinas, finalizando com performances e evoluções na Praça.

Das 14h às 17 horas, a Galeria de Exposição de Brinquedos vai abrigar o Trono do Papai Noel, com farta distribuição de balas e pirulitos para a garotada.

Nas ruas entre a estações Júlio Prestes e Luz será realizada a mostra ‘Calçadão Cultural’, com estátuas vivas, maquiadores e palhaços, esculturas de bexigas, caricaturistas, espetáculos de fantoches.

O projeto traz também a Orquestra Sinfônica de Santo André, regida pelo maestro Flávio Florence, às 17 horas, na Sala São Paulo (ingressos a R$1), além da Feira de Artes e Antiguidades na Praça Júlio Prestes; as exposições de Rodin, Maurício de Souza, Amilcar de Castro e Vânia Toledo, na Pinacoteca, e a Praça do Choro, que neste domingo conta com a presença de Proveta & Família, Silvio Sautisteben, José Coelho e Bonfim e Grupo de Jovens, com participação de Carlos Poyares, inteiramente grátis.

  • Confira a programação completa.