Cultura: MIS lança o livro De Primeira Viagem – Antologia de Ensaios de Contos

Evento será na próxima quarta-feira, dia 7

qua, 31/03/2004 - 20h42 | Do Portal do Governo

O Museu da Imagem e do Som (MIS) lança na próxima quarta-feira, dia 7, às 19h30, o livro De Primeira Viagem – Antologia de Ensaios de Contos.

Uma antologia de contos organizada segundo o desafio de escrever sobre a metáfora “marinheiros de primeira viagem”: Milton Hatoum, Ana Miranda, Moacyr Scliar, Fernando Bonassi, Heloisa Prieto, Paulo Bloise e Tony Bellotto narram vivências de personagens às voltas com mistérios, medos, sonhos e amores da juventude.

Completa o evento uma palestra com os autores do livro, que será realizada no auditório do Museu.

O conto “Juventude”, de Joseph Conrad, que encerra a antologia De Primeira Viagem, organizada por Heloisa Prieto, mostra bem o que as histórias reunidas no livro têm em comum: são todas narrativas de experiências inaugurais. Neste conto, um marinheiro, que aos vinte anos sobreviveu a um naufrágio, relembra a aventura vivida em alto-mar como uma passagem de sofrimento, mas também de felicidade intensa — sentimentos que podem ser tomados como metáfora desse período especial da vida.

Contos de Milton Hatoum, Ana Miranda, Moacyr Scliar, Fernando Bonassi, Heloisa Prieto, Paulo Bloise e Tony Bellotto apresentam vivências próprias àqueles que estão às voltas com mistérios, medos, sonhos e amores dos vinte anos, tempo da existência em que o desejo mais urgente é lançar-se à vida como um navegante que empreende a primeira travessia. A descoberta do amor sensual, o medo da noite urbana, o universo febril do rock, o relacionamento conflituoso entre pai e filho, tristezas e alegrias próprias da juventude alternam-se nos textos do livro.

Textos de dois autores consagrados completam o livro: duas iluminuras de Arthur Rimbaud e o conto “Juventude”, de Joseph Conrad.


Museu da Imagem e do Som – Livraria Duas Cidades
– Endereço: Av. Europa 158, Jardins, São Paulo
– Lançamento do livro De Primeira Viagem – Antologia de Ensaios de Contos
– Data: Quarta-feira, dia 7
– Horário: 19h30
– Editora: Companhia das Letras
– Tel: (11) 3062.9197
– Entrada franca