Cultura: Mais quatro cidades do interior ganham bibliotecas públicas nesta quinta-feira

Programa SP: Um Estado de Leitores chega aos municípios de Balbinos, Nova Campina, Jumirim e Trabiju

qui, 17/03/2005 - 9h02 | Do Portal do Governo

Nesta quinta-feira, dia 17, mais quatro cidades ganham suas primeiras bibliotecas públicas, por meio do programa São Paulo: Um Estado de Leitores. São elas: Balbinos, Nova Campina, Jumirim e Trabiju. A ação é fruto de esforço conjunto da Secretaria de Estado da Cultura com a prefeitura dos municípios e a iniciativa privada. As empresas doam computador e acervo.

Com patrocínio da Cosipa – Companhia Siderúrgica Paulista, a Secretaria abre as inaugurações, às 10h30, em Balbinos, na região de Bauru. Já os clientes e funcionários do Banco do Brasil apadrinham os municípios de Jumirim e Nova Campina, região de Sorocaba, e Trabiju, próximo à Araçatuba.

O programa foi criado em 2003 para incentivar a leitura por prazer e facilitar o acesso aos livros. Zerar o número de municípios do estado sem bibliotecas públicas é uma das mais importantes metas do projeto. Até 2003, dos 645 municípios, havia 84 sem bibliotecas. Com as novas inaugurações, faltam apenas 11 para atingir a meta. Além das bibliotecas, o programa abriu outras 50 salas de leitura na periferia da capital e grande São Paulo, sendo 22 em conjuntos habitacionais do CDHU, 20 em hospitais públicos, cinco nos Centros de Integração da Cidadania, uma na Penitenciária Feminina Drª Marina Cardoso de Oliveira, uma no Centro Desportivo Baby Barione, e outra no Espaço Cultural Comunitário Heliópolis, localizado na carceragem do 95o. DP.

Biblioteca Municipal de Balbinos
Dia 17/3, às 10h30
R. 15 de Novembro, 323 – Centro

Biblioteca Municipal de Nova Campina
Dia 17/3 às 11h30
R. Mico Leão Dourado, 14 – CDHU

Biblioteca Municipal de Jumirim
Dia 17/3, às 16h00
R. Manoel Novaes, 514 – Centro

Biblioteca Municipal de Trabiju
Dia 17/3, às 16h00
R. Nova de Julho, 141 – Centro

Secretaria de Estado da Cultura
Assessoria de Imprensa

(LRK)