Cultura: Lançamento do livro ao Som de Cupuaçu dá seqüência ao Mês Lilás

Mulheres à frente de seu tempo: Olga Benário e Chiquinha Gonzaga no mês internacinal da mulher

qui, 10/03/2005 - 13h57 | Do Portal do Governo

Dando continuidade as comemorações do Dia Internacional da Mulher, O projeto Mês Lilás, da Secretaria, lança o livro Mulher na História… História da Mulher , de Zuleika Alambert . Além de noite de autógrafos, coquetel e projeção da autora, o Departamento de Artes e Ciências Humanas da SEC (Dach) preparou o show do Grupo Cupuaçu, com a dança Tambor de Crioula para receber os que forem ao local. O evento será em 11 de março, na Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura. Entrada Franca.

O livro, da Fundação Astrojildo Pereira e Editorial Abaré, conta a história do movimento feminista. Na opinião dos editores, é um instrumento pedagógico para introduzir a questão da mulher aos jovens, e aos que querem conhecer melhor os movimentos de emancipação da mulher. A orelha é da socióloga Almira Rodrigues, o prefácio da deputada Luiza Erundina e a apresentação da socióloga Célia Andrade.

Tambor Crioula mostra um trabalho herdado da cultura escrava, um tipo de dança e música introduzidas no Brasil pelos negros. É uma espécie de samba de roda, ao som de compridos tambores cilíndricos, feitos de uma tora de madeira ocada a fogo. A dança é feita por uma roda de mulheres, chamadas de coreiras, que se apresentam ao redor e na frente da parelha de tambores.

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia
Av. Paulista, 37, Paraíso. Tel.: (11) 3285-6986
De terça a domingo, das 10h às 18h. Entrada franca
18h30 – Grupo Cupuaçu com a dança Tambor de Crioula
20h00 – Lançamento: “Mulher na História… História da Mulher”
Dia: 11 de março

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Cultura

F.C.