Cultura: Centro de Estudos Musicais Tom Jobim recebe instrumentos musicais da PGE

As doações serão enviadas às unidades Luz e Brooklin

qua, 16/03/2005 - 19h33 | Do Portal do Governo

Professores e alunos do Centro de Estudos Musicais Tom Jobim (CEM) agradecem às doações vindas da Procuradoria Geral do Estado. A escola recebeu amplificador, banqueta para piano, bateria, bombardino, boquilha, contrabaixo, clarinete, fagote, flauta doce, microfone e diapasão. Todos os instrumentos foram muito bem-vindos, segundo o diretor pedagógico do CEM, Arcádio Minczuk. “As três baterias são de alta qualidade e duas serão usadas em sala de aula e uma no auditório porque a que tínhamos lá há tempos precisava de manutenção.”

A grande atração ficou por conta do fagote, o primeiro da escola. Daniel Cornejo, professor de sopros, parecia uma criança com brinquedo novo enquanto montava a peça. Depois de uns dez minutos, suspirou e dividiu a alegria com os alunos. Muitos, aliás, nunca tinham visto um fagote de perto. Erik Bueno, 11, ficou encantado, a ponto de esticar os braços para encostar no instrumento. Sua única tristeza é que para tocá-lo terá de esperar mais 3 anos.

“O fagote é grande e pesado, crianças com menos de 14 anos têm dificuldade para manuseá-lo”, lembra Cornejo. Para o professor, a doação também foi muito importante. “Alguns sopros, como o fagote e o oboé, são muito caros e nem sempre conseguimos ter em sala de aula. Ao mesmo tempo, é fundamental poder apresentar todos os sopros para os alunos, só assim eles podem escolher o de sua preferência.”

A escola ganhou também cadeiras, mesas e carpetes novos. Todas as doações são divididas entre as unidades Luz e Brooklin. Sobre as novas necessidades da escola, a coordenadora pedagógica, Joana Teixeira responde: “há muitas coisas que precisamos para manter uma escola de música como a nossa, que atendeu só no último ano 2,7 mil estudantes matriculados e 5 mil em cursos e oficinas, mas o grande sonho da garotada, hoje, é ter um bom piano”.

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Cultura

F.C.