CPTM: Novo Centro de Controle Operacional passa a monitorar tráfego das linhas B e C

Migração do antigo sistema para o atual - totalmente informatizado - foi concluída ontem

qui, 31/03/2005 - 12h20 | Do Portal do Governo

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) concluiu ontem, em definitivo, a migração do antigo SCSC (Sistema Centralizado de Supervisão e Controle) – considerado um marco na tecnologia nacional, em operação por 22 anos ininterruptos – para o novo sistema computadorizado de controle de tráfego do Centro de Controle Operacional (CCO) de Presidente Altino.

No dia 21/3, o SCSC foi completamente desativado. Os elementos do antigo NPD (Núcleo de Processamento Distribuído), que funcionava como um grande computador dentro do SCSC, foram totalmente removidos. Com a área limpa, durante a madrugada da quarta-feira da semana passada, houve um remanejamento dos componentes do novo sistema para uma posição definitiva, organizando melhor o espaço de trabalho. A Linha C (Osasco-Jurubatuba) ganhou um console com dois terminais de vídeo e a Linha B (Julio Prestes-Itapevi) outros dois consoles, com dois terminais de vídeo cada. A mudança alterou todo o layout do CCO.

Assim, desde as 4h do dia 23, a configuração definitiva do CCO com as três redes locais informatizadas já cumprem a tarefa de controlar o tráfego ferroviário das linhas B e C, além de atualizar e disponibilizar toda uma
base de dados operacionais. Futuramente, esses equipamentos serão transferidos para o novo CCO unificado na Estação Brás, que centralizará todo o controle de tráfego das seis linhas da CPTM, dando seqüência ao Projeto Integração Centro.

Os serviços foram executados pela equipe de engenharia de sistemas operacionais da GOC (Gerência de Circulação e Controle Operacional), com o apoio da equipe do restabelecimento do CCO de Presidente Altino, do Departamento de Manutenção de Sistemas Elétricos e Eletrônicos (DOFE).

Esse aperfeiçoamento tecnológico permitirá a criação de um novo ambiente operacional. As três novas redes são compostas por três consoles de controle de tráfego e um console de supervisão. Esses, por sua vez, são
formados por uma ‘workstation’ (uma espécie de PC mais potente), dois monitores de vídeo de 21 polegadas, teclado, mouse e impressora. Também estão incluídos nove painéis retroprojetados – seis para a Linha B e três
para a Linha C -, além de três terminais de consulta à base de dados e dois consoles de engenharia/manutenção.

A mudança permite gerenciamento da operação de forma mais eficiente, evidenciando a constante preocupação da CPTM com a melhoria crescente da qualidade dos serviços aos seus usuários. O potencial de processamento de dados é maior, oferecendo disponibilidade, agilidade e confiabilidade de comandos e dados, essenciais ao controle centralizado e eficaz do tráfego ferroviário. Também possibilita atualizar, tratar e disponibilizar grande quantidade de informações e eventos operacionais.

Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM
Assessoria de Imprensa

(LRK)