CPTM: Estudantes de Santo André e Guarulhos conhecerão o sistema ferroviário

Na próxima semana, 150 alunos vão acompanhar palestras sobre a empresa e visitar a Pinacoteca do Estado

sex, 11/03/2005 - 12h30 | Do Portal do Governo

Na próxima semana, 150 alunos de escolas dos municípios de Santo André e Guarulhos participarão do programa ‘Usuário do Amanhã’, da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). A iniciativa visa mostrar como funcionam os trens e estações, além de estimular o respeito ao bem público.

Serão três dias de visita, onde três grupos, de 50 alunos cada, farão um passeio no sistema, conhecerão a cabine do maquinista, acompanharão palestras sobre a empresa e ainda visitarão o acervo da Pinacoteca do Estado.

Durante a viagem os monitores da CPTM orientam os estudantes sobre o
funcionamento dos equipamentos, cuidados no embarque e desembarque, acesso aos bloqueios, limpeza e conservação dos trens e estações e respeito aos assentos preferenciais. Os participantes têm ainda a oportunidade de visitar museus e parques da capital como atividade complementar.

Programação

Na terça-feira (15/3) e quinta-feira (17/3), a Escola Municipal ‘Ione Gonçalves de Oliveira Conti’, de Guarulhos, levará 50 alunos da 4ª série em cada dia. A saída ocorrerá às 9h15, da Estação Corinthians-Itaquera, da Linha E (Luz-Estudantes), rumo à Estação da Luz.

Já na sexta-feira (18/3), 50 alunos das 3ª e 4ª séries, da Escola
Municipal de Educação Infantil de Ensino Fundamental ‘Tarcila do Amaral’, de Santo André, conhecerem o sistema. O grupo parte às 9h da Estação Prefeito Saladino, na Linha D (Luz-Rio Grande da Serra), com destino à Estação da Luz.

Maquete no Memorial

Em 2005, o Memorial da América Latina completa 16 anos de existência. Para comemorar seu aniversário, uma maquete será confeccionada pelos próprios alunos participantes do programa ‘Usuário do Amanhã’. O trabalho retratará a importância do Memorial, marcos históricos da cidade e da Grande São Paulo, estações da CPTM como: Jundiaí, Itapevi, Rio Grande da Serra, entre
outras. Para incrementar a maquete, um trem elétrico será doado pela
empresa Frateschi, ilustrando as linhas.

A peça será construída como um quebra-cabeça pelos próprios alunos que participam do programa, de 29 de março a 20 de maio, sempre no período da manhã. Os materiais utilizados serão doados pelo Memorial, que também cede um artesão de sua equipe para auxiliar na confecção da maquete.

As escolas interessadas no ‘Usuário do Amanhã’ podem entrar em contato pelo e-mail: usuariodoamanha@cptm.sp.gov.br, ou pelo telefone: 3226-4353 ou 4354, entre 8 e 18h.

Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM
Assessoria de Imprensa

(LRK)