CPTM: Estações Caieiras e Várzea Paulista comemoram aniversário

Dia 1º de julho, estas estações completam 122 e 114 anos, respectivamente

qui, 30/06/2005 - 17h18 | Do Portal do Governo

Dia 01/07, estas estações situadas na linha A (Luz-Francisco Morato) completam 122 e 114 anos, respectivamente.

As estações localizam-se em trecho da antiga São Paulo Railway (SPR), também conhecida por ‘Inglesa’ – a primeira estrada de ferro construída em solo paulista por investidores ingleses, que teve o Barão de Mauá como um dos principais acionistas.

Caieiras

Em 1877, o coronel Antônio Proost Rodovalho, homem forte do comércio e da agricultura, proprietário de uma grande fazenda às margens do rio Juquery, construiu dois fornos de barro para a produção de cal. O transporte do produto passou a ser feito em lombo de mula, até a estação de Perus. Por conta do prestígio que tinha, Rodovalho e seus sócios ingleses conseguiram uma nova parada de trens, aberta em julho de 1883.

A cidade foi crescendo e com o progresso, uma fábrica de papel, que posteriormente viria a ser a Cia. Melhoramentos, começou a ser erguida. Para levar material até a obra, um ramal ferroviário inteiro teve que ser construído, a partir da estação da SPR. Ficou em atividade até o ano de 1971, transportando cal. Em 1897, surgiu o projeto para a construção da estação definitiva de Caieiras.

Quase um século depois, em 1983, usuários descontentes pelos constantes atrasos dos trens, atearam fogo na estação, destruindo o local. Dois anos foi o tempo que demorou sua reconstrução, seguindo o estilo original que perdura até hoje.

Várzea Paulista

Inaugurada em 1891, na área rural de Jundiaí, onde mais tarde se instalou uma empresa de produtos químicos (hoje Elekeiroz), a estação ganhou o nome de Várzea Paulista. Na década de 50, passou a ser chamada de Secundino Veiga, algo que não vingou. E a nomenclatura Estação Várzea Paulista voltou a prevalecer. O prédio ainda mantém a arquitetura original, da época de inauguração.

Da Assessoria de Imprensa da CPTM

J.C.