Consumidor: 13% dos produtos de Páscoa têm peso menor que indicado na embalagem

É preciso ter atenção na hora de comprar os ovos de Páscoa

qua, 23/03/2005 - 13h27 | Do Portal do Governo

Ação realizada pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado de S.Paulo, Ipem-SP, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania, para analisar o peso de itens alimentícios comercializados nessa época do ano constatou que 13,04% das 69 mercadorias verificadas estavam irregulares. Os produtos verificados foram bolos de páscoa, coelhinhos, bombons e, principalmente, ovos de chocolate. A pesquisa foi divulgada nesta terça-feira, 22 de março.
Na capital, o principal problema foi identificado no doce de Páscoa Lunitas, da Fábrica de Biscoitos Galletitacas Marplatense Ltda. Em um conteúdo nominal de 400 gramas, a análise no laboratório revelou a falta de 13,7 gramas. Na média, o erro foi de 3,43% entre oito das 14 amostras testadas.

No interior, os maiores erros foram encontrados em Bauru. Dos 10 produtos verificados, 40% estavam irregulares, ou seja quatro. Entre eles, o ovo de chocolate Melro, da Edna M.T. Delgado – ME. Em 85 gramas estipuladas no rótulo, foi constatada a falta de 12,8 gramas em uma das análises. A média do erro foi de 15,06% entre as 14 unidades examinadas desse produto.

Um bom resultado dessa pesquisa é que em Presidente Prudente, Ribeirão Preto e Santos não foi constatado nenhuma irregularidade. Outras duas cidades onde aconteceram os exames, Campinas e São José do Rio Preto, as irregularidades foram pontuais, em outras palavras, não houve erros na média dos exames. Os problemas detectados referem-se especificamente a uma unidade analisada, o que não compromete o lote em questão. O ovo de chocolate ao leite Cofler Arcor, da Arcor do Brasil Ltda, apresentou em três unidades a falta de 13,50 gramas num conteúdo nominal de 350 gramas. O lote desse produto não foi reprovado. Na média de seus exames, os resultados estavam de acordo com o exigido em lei, mas a empresa é notificada e pode receber uma penalidade administrativa do Ipem-SP.

Para realizar a Operação Páscoa, os fiscais do Ipem-SP percorrem o comércio da capital e de cidades do interior coletando diversas marcas de produtos. Na cidade de São Paulo, por exemplo, mais de 20 marcas foram levadas ao laboratório. Não há restrições de preço nem mercadoria. São coletados os produtos das empresas mais sofisticadas às populares.

Todos os responsáveis e fabricantes das mercadorias analisadas são convidados para acompanhar os exames no laboratório. Ao serem notificados dos erros, eles têm 15 dias para apresentar defesa junto à Superintendência do Ipem-SP. Após esse período, cada caso é analisado separadamente a fim de se estipular a penalidade administrativa, que varia de uma advertência ao pagamento de multas no valor de R$ 50 mil, dobrando na reincidência.

Outras informações sobre a Operação Páscoa podem ser obtidas no www.ipem.sp.gov.br. No site estão disponíveis, inclusive, fotos das análises dos produtos no laboratório. Em caso de dúvida, sugestões ou reclamações, o telefone da ouvidoria é 0800-130522. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17horas. A ligação é gratuita, pode ser feita de qualquer um dos 645 municípios do Estado.
Abaixo, segue resumo da Operação Páscoa:

OPERAÇÃO PÁSCOA
DIA 22/03/2005

CAPITAL E INTERIOR

Produtos Verificados : 69
Regulares : 60 (86,96%)
Irregulares : 09 (13,04%)

CAPITAL

Assessoria de Imprensa do IPEM

F.C.