Comissão de serviços públicos de energia quer incentivar consumo de gás

nd

sex, 31/08/2001 - 19h58 | Do Portal do Governo

Visando buscar alternativas à geração de energia elétrica, a Comissão de Serviços Públicos de Energia – CSPE, órgão que regula as atividades ligadas à energia elétrica e gás natural no Estado de São Paulo, publicou nesta sexta-feira, dia 31, no Diário Oficial do Estado uma portaria que reduz as margens de vendas das distribuidoras paulistas de gás natural canalizado.

A medida visa beneficiar pequenos usuários deste segmento, cujo consumo médio contratual seja inferior a 500 mil metros cúbicos por mês e é válida tanto para indústrias quanto para empreendimentos comerciais, como grupos hoteleiros e shopping centers. Essa faixa atende a usuários com geração de até três megawatts.

Com a portaria, as três companhias com licença para operar no Estado: Comgas, Gás Brasiliano e Gás Natural São Paulo Sul reduzirão as tarifas praticadas junto a esses co-geradores de energia.

Pelo formato anterior, a tarifa de gás variava de acordo com o volume consumido e quanto maior o montante de gás canalizado vendido menor a margem cobrada pela distribuidora.

Além disso, os co-geradores com consumo de 300 mil metros cúbicos por mês eram obrigados a pagar tarifas de consumidor industrial, ou seja, mais alta, pois o mínimo mensal para ser enquadrado com tarifa de co-gerador era de 500 mil metros cúbicos.