Cidade de 3 mil habitantes arrecada mais de 13 mil peças para a Campanha do Agasalho 2005

Meta da Campanha 2005 é superar o número de 11 milhões de peças arrecadadas em 2004.

qui, 30/06/2005 - 18h22 | Do Portal do Governo


A cada ano a arrecadação de peças para a Campanha do Agasalho supera seus limites. Em 2004, o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, Fussesp, junto com os Fundos Municipais, Prefeituras e parceiros, bateu o recorde de arrecadações, ultrapassando o número de 11 milhões de peças, entre cobertores e vestimentas.

Este ano a Campanha, que começou no dia 03 de maio e vai até 12 de julho, tem como meta ultrapassar o número do ano passado. Para isso, o Fussesp, os órgãos do governo, a classe empresarial e a sociedade civil promovem diferentes eventos, como gincanas, bailes, jantares, caminhadas, carreatas, sessões de cinema, etc.

Em 2005, uma cidade situada entre os Rios Paranapanema e Itararé, na divisa de São Paulo com o Paraná, se sobressaiu. Timburi, que fica na Região de Ourinhos, tem apenas 3 mil habitantes e arrecadou mais de 13 mil peças. Uma média de mais de quatro peças por habitante.

Todos os habitantes se uniram por uma causa nobre, a solidariedade. Foram distribuídos cartazes da Campanha e caixas de arrecadação na Caixa Econômica Federal, na Polícia, na Sabesp e no comércio local, todos parceiros do Fundo Municipal, presidido por Leila Naldi Minozzi.

A cidade possui duas escolas, sendo uma estadual, a EE Padre Bento de Queiroz, que pertence a Diretoria de Ensino de Piraju. Os alunos da escola participaram da Gincana da Cidadania, promovida pela Secretaria de Estado da Educação entre os dias 11 e 23 de maio, e que envolveu todas as escolas da rede estadual. Resultado: a escola de Timburi foi campeã nas quatro modalidades da Gincana (arrecadação de agasalhos, culinária criativa, resgate patrimonial e mostra de inovações).

Na distribuição das doações, para as 220 famílias carentes de Timburi, a cidade inovou. No sábado, 25 de junho, foi montado um bazar no ginásio esportivo com as roupas separadas por tipo (calça, blusa, bermuda, casaco, cobertor, etc.). Dias antes, Leila, o prefeito Paulo César Minozzi e mais 11 voluntários foram pessoalmente entregar senhas para as famílias carentes.

Cada família ganhou cerca de 40 peças. O Fundo Municipal ainda ficou com mais de 4 mil peças e pretende distribuí-las conforme necessidade de seus habitantes, ou ajudar alguma cidade mais carente.

Em seu primeiro ano como Presidente do Fundo Municipal de Timburi, Leila se diz muito satisfeita com o resultado da Campanha: “Como foi nosso 1o ano, nos empenhamos ao máximo e ficamos muito felizes. Não imaginava que chegaria a tanto”.

“O resultado deste ano nos deixou extremamente empolgados para o ano que vem. Se conseguirmos uma arrecadação igual, já será ótimo, se ultrapassarmos esse número, será o máximo”, falou entusiasmada.

Sobre o município

Fundado em 1849, o município primeiro se chamou Retiro, pois sua área era um retiro para criação de porcos. Depois foi denominado Santa Cruz do Palmital, mudou para Santa Cruz do Paraíso e, finalmente, em 1916, Timburi. O nome foi dado devido a grande quantidade de madeira com este nome que se encontrava na localidade.
A cidade fica a 358 km da Capital e tem acesso pelas Rodovias Castello Branco, ou Raposo Tavares. Possui uma área total de 181 quilômetros quadrados.

O município é bem servido hidrograficamente. Além dos rios Itararé e Paranapanema, existem doze córregos e dois ribeirões que atravessam suas terras.

Timburi conta hoje com 165 propriedades rurais, 4 pequenas indústrias no setor extrativo e de transformação e 23 estabelecimentos comerciais.

Tudo lembra os modos tradicionais da cultura do café, que paralelamente à pecuária continua sendo a principal atividade econômica da região, com uma pequena contribuição de outros produtos agrícolas.

O turismo local também vem crescendo devido ao grande número de paisagens naturais pitorescas. Entre as atrações turísticas estão passeios a cachoeiras, em represas e visita a Casa da Fazenda que pertenceu ao Presidente Wenceslau Braz. Para mais informações sobre o turismo local, visite o site www.timburi.sp.gov.br.

Adriana Fares