Cetesb: Relatório aponta melhora na qualidade das águas para abastecimento

Um dos resultados foi a melhoria da qualidade da água bruta nos 61 pontos de captação

qui, 24/03/2005 - 17h00 | Do Portal do Governo

Ao fazer a apresentação do Relatório de Águas Interiores no Estado de São Paulo, na manhã desta quarta-feira (23), um dia após a data que comemora o Dia Internacional da Água, o presidente da Cetesb – Companhia de Saneamento Ambiental, Rubens Lara comentou alguns resultados positivos obtidos, como a constatação da melhoria da qualidade da água bruta nos 61 pontos de captação para o abastecimento público, que subiu 17% em relação ao ano de 2003 e a ampliação da porcentagem de municípios com tratamento de esgoto, que passou de 37% para 39% no mesmo período.

Rubens Lara, no entanto, explicou que se esses dados são resultado dos investimentos públicos em saneamento, ainda há muito a ser feito, o que incluiu a conscientização da população em relação ao uso da água.

Ele usou como referência a recomendação da ONU – Organização das Nações Unidas, para consumo per capita/dia, limitado em 120 litros e comparou com o gasto diário registrado na cidade de Santos, que é de 180 litros/dia. A diferença segundo o presidente da Cetesb implica no desperdício de 9 bilhões de litros por ano, só naquele município litorâneo.

Para Eduardo Mazollenis, gerente da equipe responsável por sua elaboração, também merece destaque o acerto da política de gestão dos recursos hídricos, através dos conselhos de bacia, que se reflete nos resultados positivos apresentados pelo estudo. Ele lembra também que, embora os esgotos sejam a principal fonte poluidora das águas, outras fontes vem aumentando sua contribuição começam a despontar, como é o caso do uso do solo nas regiões onde predomina a atividade agropecuária ou da operação dos reservatórios, que controlam a vazão nos corpos d’água utilizados para abastecimento, podendo afetar a capacidade de recuperação das águas.

O relatório que a Cetesb disponibiliza a partir de hoje foi elaborado com base na análise dos dados coletados pela Rede de Monitoramento, que conta com 316 estações manuais e 14 estações automáticas, além de 61 pontos de captação de água bruta para abastecimento público, que acaba de completar 30 anos.

A rede foi iniciada com 46 pontos de amostragem, ampliados ao longo do tempo, até chegar ao formato atual, que permite inclusive a captação de informações on lina nos casos da Bacia do Alto e Médio Tietê, reunindo informações que possibilitam o acompanhamento e a evolução das condições dos principais rios e reservatórios situados nas 22 Unidades de Gerenciamento de Recursos Hídricos (UGRHIs) do Estado de São Paulo.

Disponível para ‘download’ no site
www.cetesb.sp.gov.br
, o relatório de cerca de 300 páginas indica os percentuais de coleta e tratamento de esgotos domésticos, dados sobre cargas orgânicas, assim como dos acidentes ambientais e a situação dos corpos d’água receptores desses lançamentos em cada um dos 645 municípios paulistas.

Publicado desde 1978, os relatórios de qualidade das águas interiores subsidiam as ações de controle da poluição, os comitês de bacia e os setores das administrações municipais, estadual e federal que atuam na recuperação da qualidade das águas dos rios e reservatórios existentes no território paulista.

Da Cestesb