Câmara de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado de São Paulo assinam Protocolo

Evento foi realizado na Secretaria da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo

qua, 02/02/2005 - 19h28 | Do Portal do Governo

Articular a iniciativa privada e propor ações que auxiliem o desenvolvimento do setor de tecnologia no Estado é o objetivo do Protocolo de Intenções que foi assinado nesta quarta-feira, dia 2, entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Turismo com a recém instituída Câmara de Tecnologia da Informação e Comunicação.

A Câmara é composta pela Secretaria da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo e por mais sete associações. São elas: Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES); Associação Brasileira da Industria Eletro Eletrônica (ABINEE); Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação Software e Internet (ASSESPRO-SP); Câmara-e.net- Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico; Associação Instituto de Tecnologia de Software de São Paulo (ITS); Sindicato das Empresas de Processamento de Dados e Serviços de Informática do Estado de São Paulo; e Sociedade dos Usuários de Informática e Telecomunicações de São Paulo (SUCESU-SP).

O secretário da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, João Carlos de Souza Meirelles, disse que a Câmara é importante para estreitar relacionamentos através da informação entre o Governo e a iniciativa privada. “Estamos abrindo uma porta para que os empresários e as associações cheguem ao Governo com mais facilidade e com propostas objetivas. O Governo paulista reforça o compromisso que tem com o trabalho e renda”.

Durante a reunião, foi bastante debatida a questão tributária pelos presidentes e representantes das associações como um dos entraves do crescimento do setor. Meirelles informou que o setor já tem uma série de vantagens tributárias dentro do Estado de São Paulo. “A principal reivindicação não diz respeito ao imposto estadual, que é o ICMS, porque já estão todos reduzidos em suas bases mínimas de valor de 12%. O setor está preocupado com os impostos federais. Então precisamos evoluir em sintonia com a União para que a gente tenha menos impostos e mais contribuintes”, comentou Meirelles.

O diretor-executivo da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, Cid Torquato, disse que essa linha direta entre Governo e associações é necessária. “Hoje assistimos um processo extremamente importante no sentido de se pensar em tecnologia da informação no Estado de São Paulo. Acho fundamental para a gente promover o desenvolvimento”, disse.

Participaram do evento o presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, deputado Sidney Beraldo, e a deputada estadual Célia Leão.

Macedo Júnior