Arte: Exposição mostra trajetória do educador Paulo Freire

No total são 16 fotos e peças que contam a história do educador

sex, 31/08/2001 - 16h49 | Do Portal do Governo

Nesta segunda-feira, dia 3, será inaugurada uma exposição fotográfica sobre Paulo Freire, na estação Guaianazes da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). A mostra, comemorativa aos 80 anos de nascimento do educador, poderá ser vista diariamente das 4h à meia-noite, até o dia 15 de setembro.

No total, são 16 fotos de diversos tamanhos, um grafite, um quadro a óleo sobre tela e outras peças que ajudam a contar um pouco da história de Freire, falecido em maio de 1997. Parte do material exposto foi cedido pela família e pela ONG que leva o nome do ilustre educador pernambucano.

As comemorações alusivas aos 80 anos de Paulo Freire não se limitarão à exposição na estação Guaianazes da CPTM; se estenderão por diversas escolas públicas, com apresentações musicais, de dança e teatro. A iniciativa é do Núcleo de Ação Educativa, coordenado por Pedro Geraldo Testi.

Paulo Reglus Neves Freire, criador de um método revolucionário de alfabetização, nasceu no dia 19 de setembro de 1921, em Recife. Foi em fins dos anos 50, na capital pernambucana, que o então professor de História e Filosofia da Educação começou a desenvolver idéias que transformaram o ensino brasileiro. Suas experiências foram aplicadas primeiramente em Angicos, Rio Grande do Norte, em 1963.

Depois de preso e exilado por 16 anos, Paulo Freire ensinou na Universidade de Harvard, França; no Departamento de Educação do Conselho Mundial das Igrejas, em Genebra, Suíça; e em muitos países do chamado Terceiro Mundo. A sua principal obra chama-se Pedagogia do Oprimido.