Ano Novo começa sem racionamento de água no Alto Cotia

nd

qua, 31/12/2003 - 9h04 | Do Portal do Governo

Alckmin agradece a colaboração da população, que economizou e permitiu o fim do racionamento

Foi suspenso o racionamento de água para 440 mil habitantes dos municípios de Cotia, Embu Guaçu, Embu das Artes, Itapecerica da Serra e Vargem Grande. O racionamento foi iniciado no dia 22 de outubro, suspenso no dia 23 de dezembro e seria retomado no dia 2 de janeiro. ‘Graças ao trabalho da Sabesp e a colaboração da população, que economizou água mesmo com a suspensão do rodízio no Natal, podemos dar esta boa notícia para o começo do Ano Novo’, disse o governador Geraldo Alckmin.

Quatro fatores foram determinantes para a decisão do governo de São Paulo de cancelar o racionamento: a recuperação de um nível de segurança no armazenamento de água no Sistema Alto Cotia; a proximidade dos meses mais chuvosos do ano (janeiro e fevereiro); as obras já programadas pela Sabesp para reduzir o número de consumidores abastecidos pelo Alto Cotia; a economia de água por parte da população.

Mesmo nos dias de abastecimento regular, entre 23 e 30 de dezembro, período em que o racionamento foi suspenso, não houve um consumo que resultasse no rebaixamento do nível de armazenamento. O nível do reservatório Pedro Beicht permaneceu estável, em torno de 15% de sua capacidade.

O governador lembra, no entanto, que a economia precisa continuar. ‘O consumo de água em São Paulo é mais do que o dobro do que a Organização Mundial de Saúde considera suficiente. Ainda temos espaço para economizar água, o que é uma forma de respeitar o meio ambiente e evitar os inconvenientes da falta do abastecimento’, concluiu o governador.