Alunos da Estação Especial da Lapa inauguram painel Espaços de Passagem

Será nesta terça-feira, dia 15

seg, 14/03/2005 - 20h02 | Do Portal do Governo

Amanhã, dia 15, às 10h, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) inaugura o painel Espaços de Passagem, instalado no saguão da Estação Lapa, localizada na Linha B (Júlio Prestes–Itapevi). O trabalho foi desenvolvido, ao longo de 30 dias, por 39 alunos da Oficina de Construção de Painéis, promovida na Estação Especial da Lapa, com atendimento prioritário a portadores de deficiências. O espaço é vinculado ao Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo e está situado em um prédio vizinho à estação ferroviária. A placa inaugural será descerrada pela presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, a primeira-dama Lu Alckmin.

Com a proposta de retratar o ambiente de uma estação de trem, o painel tem 6,6 metros de comprimento por 2 metros de altura, foi composto por vários módulos de madeira e pintado com tinta acrílica. “Essa realização é muito importante, pois vai ser divulgada para a comunidade como exemplo das atividades que nós oferecemos”, comenta Emília Yauti, coordenadora das oficinas.

Performances

Para complementar a programação do evento, outros dois grupos de alunos das oficinas se apresentarão na Praça Miguel Dell’ Erba. A primeira perfomance será feita por integrantes da Oficina Cultural de Dança. A outra turma a entrar em cena é o pessoal da Oficina Cultural de Teatro.

Segundo a presidente do Fundo Social, os cursos profissionalizantes possibilitam a inclusão do portador de deficiência no mercado de trabalho e consequentemente, no convívio social. “A importância desse trabalho é o resgate da auto-estima, cidadania e dignidade das pessoas portadoras de qualquer espécie de deficiência. É plenamente possível que elas se adaptem e realizem um trabalho igual às demais pessoas”, afirma Lu Alckmin.

Estação Especial da Lapa

Imagine um lugar onde é possível fazer cursos profissionalizantes, usufruir de áreas culturais, piscina coberta, quadra poliesportiva, sala de ginástica, local para caminhada e cooper, auditório e refeitório. Este ambiente é a Estação Especial da Lapa, mantida pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo.

Localizado em uma antiga estação de trem, no bairro da Lapa, Zona Oeste da Capital, o local recebe pessoas carentes e portadoras de deficiência física, sensorial ou mental, que vão em busca de convívio social, descontração, e atividades de desenvolvimento físico e intelectual.

A diretora da Estação da Lapa, Vera Lúcia Alves, explica que o local tem as condições necessárias para quem busca boa qualidade de vida. Tudo é adaptado para atender e capacitar portadores de todos tipos de deficiência e também pessoas carentes. “Com isso é possível trabalhar com as diferenças de uma forma muito natural possibilitando que as pessoas desenvolvam seu potencial’, acredita ela.

O objetivo principal do trabalho desenvolvido na Estação é promover a reinrseção social. “As atividades e a capacitação profissional melhoram a qualidade de vida e a auto-estima das pessoas. Elas sentem-se motivadas e voltam a vida social”, afirma Vera Lúcia.

Oficinas Culturais

As Oficinas Culturais são nas áreas de teatro de animação, artes e acessórios, origami, arte e natureza, oficina tridimensional, criar e vivenciar no vagão Brasil, capoeira, bricolagem, marcenaria e marchetaria, sensibilidade musical, flauta doce, horta e jardinagem, plantando a preservação, expressão tridimensional em cerâmica, visualidade poética do barro e dos sentidos, objetos em madeira, contando histórias, folclore e teatro, percussão, violão e oficina da canção e banda, artes têxteis, tecelagem manual, redescoberta do movimento através da dança, dança uma possibilidade de comunicação, ação e transformação, interpretando a expressão da dança, reciclagem e encadernação e cartonagem, entre outras.

Cursos Profissionalizantes

Os Cursos Profissionalizantes são nas áreas de tapeçaria de móveis, informática, tricô à máquina, serviços administrativos, arte em couro, panificação e confeitaria, costura, telemarketing, elétrica, hidráulica, pintura entre outras. Os deficientes visuais que fazem cursos de informática aprendem em softwares totalmente adaptados para eles, por meio do programa virtual vision. O espaço é aberto também para o acesso livre à internet. Os freqüentadores podem fazer trabalhos e digitar currículos no Infocentro. Ao chegar, o usuário preenche um termo de adesão e pode utilizar os computadores por 30 minutos.

Esportes Adaptados

O espaço para Condicionamento Físico e Esporte Adaptado oferece atividades nas seguintes modalidades: atletismo, basquete, caminhada, condicionamento físico, educação motora, futsal, ginástica rítmica desportiva, judô, natação, hidroterapia, ritmo e expressão e vôlei. Há também a oficina de libras (linguagens de sinais), Equoterapia, entre outras.

A Estação Especial da Lapa fica na rua Guaicurus, 1.274 – Lapa.
Outras informações podem ser obtidas no telefone 3873-6760, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h30 ou no site www.fundosocial.sp.gov.br