Alckmin vistoria obras da USP Zona Leste

No próximo dia 28 de fevereiro, 1.020 alunos começam a estudar no novo campus

qua, 16/02/2005 - 14h40 | Do Portal do Governo


No próximo dia 28 de fevereiro, 1.020 alunos começam a estudar no novo campus da USP Zona Leste. O governador Geraldo Alckmin vistoriou nesta quarta-feira, dia 16, as obras da universidade, que já estão em fase de acabamento. “Setenta e um anos depois que a USP foi fundada, em 1934, nós temos agora o segundo campus na Capital. Esse era o nosso objetivo. Ensino de graça e de qualidade para a população”, disse Alckmin.

A Universidade abrigará a Escola de Artes, Ciências e Humanistas (EACH), com dez cursos novos: Gestão Ambiental, Sistemas de Informação, Gestão de Políticas Públicas, Marketing, Licenciatura em Ciências da Natureza, Lazer e Turismo, Tecnologia Têxtil e da Indumentária, Ciências da Atividade Física, Gerontologia e Obstetrícia.

“Aqui está uma bela experiência da questão universitária de inclusão social. A USP já existente tinha uma média de 10% de estudantes da raça negra. Esse campus passou de 10% para 21%. Alunos de escola pública, a USP tem uma média de 29% de alunos, a unidade Leste, 47%, ou seja, quase metade de escola pública”, informou. Ele disse ainda que nos casos de cursos noturnos, o novo campus tem, por exemplo, em Licenciatura e Ciências da Natureza, 83,3% alunos que estudaram em escola pública. Em Informática, também no noturno, são 60,5% de alunos oriundos de escola pública. “Isso mostra a importância do curso noturno e quanto ele faz inclusão social”, comentou Alckmin.

O governador informou que a Zona Leste da Capital abriga 4,5 milhões de pessoas. “A presença da universidade aqui na Zona Leste já fez uma forte inclusão social. O ensino tem de estar onde o povo está”, disse.

Últimos detalhes

Segundo Alckmin, um posto fixo da polícia será construído dentro das dependências da USP, e haverá um posto móvel. Ele disse ainda que as providências para instalar a iluminação pública e fazer a canalização de um córrego na avenida Arlindo Bétio estão sendo tomadas.

Transporte

Para permitir o deslocamento dos alunos até o novo campus, serão reformadas as estações ferroviárias Ermelino Matarazzo e Itaim Paulista. Também serão construídas mais três estações: USP, Jardim Helena e Jardim Romano. “O processo ainda está em licitação. As estações devem estar concluídas em maio de 2006”, informou Alckmin. As obras estão orçadas em R$ 72 milhões. Mais R$ 90 milhões serão gastos em material rodante (trens). ‘Serão 59 trens. Cada um puxa mais três unidades, ou seja, a população terá à disposição 177 carros’.

Por enquanto, os alunos poderão chegar à faculdade de ônibus, pela Linha F da CPTM, descendo na Estação Engenheiro Goulart, ou pelas vans da própria universidade.

USP Zona Leste

A USP Zona Leste é composta pelo Núcleo Inicial Didático, o Centro de Apoio Técnico, o Refeitório, o Posto de Segurança e a unidade de Serviços Gerais.

O Núcleo Inicial Didático é um prédio de dois pavimentos com oito salas de aula, três salas especiais para acomodar 120 alunos em cada uma, duas salas para informática, dois laboratórios básicos, sala para biblioteca e sala para docentes. A área construída é de 5.200 metros quadrados.

O Núcleo é complementado pelo Centro de Apoio Técnico – CAT, que acomodará a administração, pelo prédio destinado à segurança do campus e pelo refeitório, com capacidade para servir 1.500 refeições por dia.

A USP Leste fica na Av. Arlindo Bétio, s/n, em Ermelino Matarazzo, e o acesso pode ser feito pela rodovia Ayrton Senna, saída 17.

Macedo Júnior