Alckmin recebe caravana da terceira idade e anuncia projetos sociais para idosos

São Paulo terá o primeiro Condomínio República da Melhor Idade e Capacitação Básica de Cuidadores de Idosos

ter, 31/08/2004 - 20h12 | Do Portal do Governo


Mais uma vez o Estado de São Paulo inova e desenvolve dois projetos sociais voltados à melhoria da qualidade vida dos idosos: o “Condomínio República da Melhor Idade” e o “Capacitação Básica de Cuidadores de Idosos”, que foram lançados nesta terça-feira, dia 31, pelo governador Geraldo Alckmin, durante a recepção feita para integrantes da 4.ª Caravana da Terceira Idade, no Memorial da América Latina, Zona Oeste da Capital.

“A primeira República da Terceira Idade do Brasil será entregue antes do Natal”, afirmou o governador diante de cerca de 3 mil idosos, que apresentaram suas aspirações e fizeram do encontro uma grande festa, com espetáculos de dança e poesia. As próximas etapas da caravana serão no bairros de União de Vila Nova e Itaim Paulista.

“Esse projeto é maravilhoso, nota mil. Muitos velhinhos vivem de favor, daqui e de lá”, disse a coordenadora de mutirão do Lar Nossa Senhora Aparecida, Elvira Aparecida de Almeida, de 79 anos. Ela referiu-se ao condomínio República da Melhor Idade, a ser entregue no bairro do Cambuci, no Centro da Capital.

Com um investimento de R$ 3,5 milhões, numa parceria entre a Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads) e a Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano (CDHU), o República da Melhor Idade vai abrigar cerca de 128 idosos, a partir dos 60 anos. “Serão 66 apartamentos, todos adaptados, com salões de festas, de atividades, de jogos, auditório, área descoberta, churrasqueira e praça”, enfatizou o secretário da Habitação, Mauro Bragato.

“Nosso objetivo é atender bem aos idosos de baixa renda e suas respectivas famílias, dar a eles o acesso à moradia digna e garantir seu convívio com a família, além garantir participação comunitária e integração social”, destacou o governador. “Para desenvolver esse projeto de natureza social estamos contratando as irmãs do Santa Marcelina para atuarem dentro da República.”

O projeto Capacitação Básica de Cuidadores de Idosos também agradou. “O jovem não quer mais cuidar dos idosos, esse projeto veio mais do que em boa hora, porque os asilos já estão lotados e não cabe mais ninguém”, afirmou Benjamin Xavier Filho, de 65 anos, que acompanhava a caravana Obra Social Dom Bosco – Jovem Vem Viver, do Padre Rosalvino, em Guaianases, Zona Leste da cidade.

O projeto, que é uma parceria entre a SEADS e o Instituto Unibanco, visa qualificar e humanizar o atendimento ao idoso. Ele vai capacitar jovens entre 18 e 24 anos, cadastrados no programa Ação Jovem, do Governo do Estado, que atenderão como cuidadores de idosos, domiciliares (familiares e não familiares) e institucionais, visando à qualificação e a humanização no atendimento. “Estamos seguindo o Estatuto Nacional do Idosos, nossos jovens vão atuar como multiplicadores do bem”, disse a secretária da Seads, Maria Helena Guimarães de Castro. “Esses jovens terão uma nova qualificação profissional e oportunidade de entrar no mercado de trabalho, que virá com a valorização do idoso”, afirmou o representante do Instituo Unibanco, Thomaz Zinner.

O primeiro curso será ministrado na Pastoral do Belém, Zona Leste da Capital, e terá início no dia 13 de setembro, com vagas para 30 alunos. Durante a capacitação, os alunos terão noções nas áreas de gerontologia, geriatria, psicologia, enfermagem, fisioterapia/atividade física, alimentação-nutrição, terapia ocupacional e assistência social. Realizarão visitas a instituições de atendimento a idosos e assistirão a vídeos relativos ao processo de envelhecimento.

O pároco da Igreja de São Francisco de Assis, Antônio Luiz Marilione, conhecido como Padre Ticão, destacou a importância do evento, organizado e recepcionado pela primeira vez pelo governador Mário Covas. Ele aproveitou para convocar aos presentes para participarem das caravanas municipal, estadual e federal organizadas para o ano que vem.

Atendendo aos pedidos dos idosos, Alckmin apontou uma série de ações que estão sendo realizadas pelo Estado para apoiar a Melhor Idade. Entra elas, destacou o financiamento de US$ 30 milhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que serão para a construção de nove Fábricas de Cultura na cidade de São Paulo. “Serão 150 entidades que trabalharão conosco e o BID vai financiar o custeio”, explicou o governador. As oficinas serão abertas no Itaim Paulista, Vila Curuçá, Sapopemba, Cidade Tiradentes, Jaçanã, Cachoeirinha, Brasilândia, Capão Redondo e Jardim Paulista. Estão sendo vistos terrenos para oficinas na Zona Oeste. “Vamos trabalhar com vocês, ter cinema, teatro, centros de convivência, música, baile, biblioteca”, enfatizou.

Alckmin disse ainda que serão separados equipamentos para doar às entidades; e que irá verificar novas ações para melhor atendimento de idosos nas delegacias. Outro destaque foi o Centro de Referência do Idoso (CRI) dentro do parque, na área do Mandaqui. “Vamos verificar terrenos para que em cada região da cidade, tenha um CRI.” Ainda na questão de saúde, o governador afirmou que vai inaugurar mais um hospital em Sapopemba. O hospital será administrado pela Fundação Zerbini e que irá estudar com a USP, sobre o Instituto do Idoso, já que o campus da USP, na Zona Leste, tem o curso de Gerontologia. Alckmin encerrou dizendo que para promover a saúde “temos de trabalhar na prevenção”, por isso será criado um centro de medicina oriental.

Lilian Santos