Alckmin participa do sorteio de 120 moradias populares em Boituva

Dentro de 15 dias a região vai contar com o programa Prolar que vai financiar a compra de material de construção para famílias de baixa renda

sáb, 30/11/2002 - 13h15 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin esteve na manhã deste sábado, dia 30, no município de Boituva, região de Itapetininga, onde deu início ao sorteio de 120 apartamentos populares que estão sendo construídos pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU).

Durante o sorteio, Alckmin disse que dentro de 15 dias vai lançar em Sorocaba o programa Prolar, cuja finalidade é financiar a compra de material de construção para famílias de baixa renda que já têm seu imóvel, mas que estão em situação inadequada. O financiamento, no valor de até R$ 5 mil, não tem correção monetária e o juro é de 1% ao mês. O programa entrará em operação por meio das agências do Banco do Povo. Inicialmente serão atendidos 30 municípios de médio porte do Estado.

‘Moradia não pode ser pensada de forma isolada dos demais problemas. Ela faz parte do desenvolvimento social e econômico da população’, observou o governador referindo-se às pessoas que residem em moradias inadequadas.

Novo conjunto habitacional terá creche

O governador fez um balanço dos investimentos habitacionais que o Estado está realizando em Boituva. Além do sorteio de hoje, já foram entregues 120 unidades habitacionais da CDHU, e 170 estão em licitação pública para construção. Todos os empreendimentos estão sendo construídos em terrenos cedidos pela prefeitura. Alckmin ainda ressaltou que a CDHU está construindo quadras poliesportivas nos conjuntos habitacionais do Estado.

O prefeito de Boituva, Edson José Marcusso (PFL) pediu ao governador para que seja construída, em parceria, uma creche no conjunto habitacional que foi sorteado neste sábado. Alckmin atendeu o pedido e disse que vai averiguar o orçamento para depois repassar o recurso.

Uma das contempladas no sorteio deste sábado foi a dona de casa Lícia Maria Gomes Sodré, 37 anos. Casada, mãe de seis filhos – todos menores- ela e sua família moram nos fundos de uma igreja, da qual são missionários, e portanto, não pagam aluguel. A renda familiar é de R$ 350,00. ‘Há muito tempo vínhamos tentando comprar a nossa casinha. Agora, a sorte chegou em nosso caminho’.

Os 120 apartamentos sorteados tem área útil de 45,46 metros quadrados, dois dormitórios, sala, cozinha banheiro e área de serviço. Os apartamentos estão sendo construídos pelo programa Empreitada Global, no qual o empreendimento é viabilizado após concorrência pública, e em parceria com a prefeitura, que doa o terreno e executa as obras de infra-estrutura. Do total de moradias, 7% (9 unidades) serão destinadas às famílias com algum parente portador de deficiência; 5% (6 unidades) a idosos; e 4% (5 unidades) aos policiais.

Convite

O prefeito Edson Marcusso convidou o governador para participar da entrega da Escola Técnica do PROEP, no próximo dia 17. A escola é resultado de uma parceria do Ministério da Educação com o Governo Paulista, por meio do Centro Paula Souza. Em quatro ano serão oferecidas mais de três mil vaga para o ensino técnico profissionalizante, que oferecerá 10 cursos.

Encerrando sua visita ao município, Alckmin repassou 250 quilos de remédios do programa Dose Certa que são fabricados pela Furp- Fundação Para o Remédio Popular, em Guarulhos. Nas cestas são incluídos os medicamentos mais utilizados pela população como para o coração, pressão alta, entre outros.

Gislene Lima/Valéria Cintra