Alckmin participa do lançamento da nova fábrica da Nestlé em Araçatuba

Essa será a segunda unidade no município

qui, 17/03/2005 - 14h17 | Do Portal do Governo


“A Nestlé é sinônimo de excelência e de qualidade”, destacou o governador Geraldo Alckmin, nesta quinta-feira, dia 17, durante o lançamento da pedra fundamental da nova unidade, na cidade de Araçatuba. A empresa vai investir R$ 100 milhões na construção da fábrica. “A população paulista agradece este ato concreto de confiança no Brasil e no Estado de São Paulo’, disse o governador.

A fábrica será a segunda da Nestlé no município. O terreno ocupa uma área de 15 mil metros quadrados. As obras devem estar concluídas no segundo semestre de 2006. Depois de implantado, o empreendimento deverá criar 500 novos postos de trabalho, dos quais 100 diretos. A construção vai gerar de 500 a 600 postos temporários. Alckmin lembrou que a criação dos novos empregos diretos e indiretos vai ativar a economia na região.

A nova unidade vai produzir os chamados leites modificados, como Nestogeno, Nan e Nutren, para lactentes. A expectativa é produzir 30 mil toneladas por ano. Parte desse total será destinada à exportação. “A empresa está localizada em uma área de mão-de-obra intensiva e ela vai fortalecer a pecuária leiteira da região”, destacou o governador. Ele informou ainda que os produtos que serão fabricados vão ajudar na Balança Comercial Brasileira.

Alckmin ressaltou que o investimento vai consolidar Araçatuba como importante ponto da agroindústria paulista. “Isso mostra que o Estado de São Paulo oferece uma boa infra-estrutura. Ele comentou que o Governo do Estado está investindo em eficiência, educação, ciência e tecnologia.

Presente no Brasil desde 1921, com uma fábrica em Araras, a Nestlé tem hoje 26 unidades de produção espalhadas pelo País, das quais 14 estão no Estado de São Paulo (três em Araras, duas na Capital, duas em Caçapava, além de Araçatuba, Araraquara, Lins, Marília, Porto Ferreira, Ribeirão Preto, São José do Rio Pardo). “Araçatuba está localizada em um ponto estratégico e aqui é o Estado mais rico do país e que tem no agronegócio a base de sua economia”, disse Ivan Zurira, presidente da Nestlé no Brasil.

De 1995 a 2004, a Nestlé realizou investimentos em São Paulo da ordem de R$ 1,25 bilhão (produção, administração, tecnologia da informação, vendas e distribuição). No País, a empresa tem 15 mil empregados, dos quais 8 mil trabalham no Estado de São Paulo.

Atualmente, a Nestlé mundial possui 253 mil funcionários, 511 fábricas, em 86 países, e 33 mil produtos disponíveis universalmente.

Valéria Cintra