Alckmin nomeia 660 agentes penitenciários

Relação dos aprovados foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira, dia 31

ter, 31/08/2004 - 18h09 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin assinou nesta segunda-feira, dia 30, a nomeação de 660 agentes de segurança penitenciários, que serão integrados aos 27.446 da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP). Mais de 80 mil pessoas se inscreveram para o concurso, que foi realizado no primeiro semestre deste ano. A relação dos aprovados foi publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo desta terça-feira, dia 31.

Objetivo da medida é compor o quadro de pessoal das novas unidades prisionais que entraram em funcionamento no primeiro semestre, das que serão inauguradas no segundo semestre e a reposição dos agentes transferidos para os novos estabelecimentos das seis coordenadorias da SAP. “A nomeação dos novos agentes penitenciários faz parte do projeto de transferência dos presos da Secretaria da Segurança Pública para a da Administração Penitenciária. Até meados de 2005, as carceragens dos distritos policiais da Capital estarão desativadas. Ganha-se com essa providência, maior eficiência da Polícia Civil, que deixa de tomar conta dos presos e passa a se dedicar integralmente às atividades de investigação e de polícia judiciária”, avaliou Alckmin.

Assim que tomarem posse, os novos agentes participarão do Curso Técnico Profissional, com atividades teóricas e práticas nas seguintes matérias: Comunicação e Expressão, Criminologia, Defesa Pessoal, Tonfa e Algemas, Direitos Humanos, Direitos Humanos, Ética e Cidadania, Epidemiologia em Saúde, Gerenciamento de Crise, Legislação Penal, Papiloscopia, Prática do Serviço Penitenciário, Reintegração Social e Relações Interpessoais.

Macedo Júnior