Alckmin inaugura ETE e entrega viaturas na cidade de Birigui

A escola teve investimento R$ 1,5 milhão em infra-estrutura física e acadêmica

sáb, 05/03/2005 - 13h55 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin entregou mais uma Escola Técnica Estadual (ETE), desta vez na cidade de Birigui, região de Araçatuba, neste sábado, dia 5. A escola teve investimento R$ 1,5 milhão em infra-estrutura física e acadêmica. O vestibular foi realizado em dezembro de 2004 com 379 candidatos que disputaram quarenta vagas do curso de Enfermagem e outras quarenta para o curso de Gestão de Produção de Calçados.

Alckmin informou que está estudando a possibilidade junto com o sindicato do setor calçadista de abrir mais três cursos; de pesponto, corte e informática.

Alckmin comentou que a implantação dos cursos serão importantes, porque a região conta com 200 pequenas e grandes empresas e que o mundo moderno e competitivo exige qualidade.

‘É uma escola para qualificar trabalhadores com objetivo de gerar emprego e renda na região’. Ele também anunciou durante o evento que a Santa Casa do município vai realizar 40 cirurgias por mês, de ortopedia e traumatologia. ‘Hoje a Santa Casa realiza 20 cirurgias, agora, com o dobro, as fila de espera tendem a diminuir,’ concluiu.

O secretario de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, João Carlos de Souza Meirelles, lembrou que o governo do estado reduziu de 18% para 12% o ICMS para o setor calçadista com o objetivo de gerar mais emprego para o interior. ‘É por isso que precisamos capacitar a população,’ destacou.

A diretora da unidade escolar, Susy Cordeiro Costa, ficou muito emocionada com o evento. ‘É muita emoção, pois esta escola representa muito para nossa cidade. Nosso objetivo é trabalhar da melhor forma possível em conjunto com a comunidade, órgãos públicos e empresas privadas, porque nós acreditamos que a parceria vai ser o principal ponto do sucesso da escola,’ lembrou a professora.

Ainda em Birigüi, o governador entregou 37 viaturas para a Polícia Militar para os municípios de Birigüi (3 viaturas), Araçatuba (3), Andradina (4), Catanduva (4), Fernandópolis (3), Guararapes (1), Ilha Solteira (1), Jales (1), José Bonifácio (1), Mirandópolis (1), Mirassol (1), Monte Aprazível (1), Nova Granada (1), Novo Horizonte (1), Penápolis (1), Pereira Barreto (1), Santa Fé do Sul (1), São José do Rio Preto (6), Valparaíso (1) e Votuporanga (1).

Para a Polícia Civil foram entregues 7 viaturas para os municípios de Araçatuba (1 viatura), Andradina (1), Castilho (1), Guaraçaí (1), Nova Independência (1), Santo Antônio do Aracanguá (1) e Valparaíso (1).

Alckmin informou que em abril termina o concurso na academia para 176 delegados. ‘Já estamos terminando o concurso para investigador, carcereiros e escrivão e teremos ainda mais policiais e viaturas novas’. Ele lembrou que teve uma queda de roubo e furto de automóvel na região.

O secretário de Segurança, Saulo de Castro Abreu Filho, disse que com as novas viaturas serão criadas novas modalidades de policiamento como a Força Tática, que são quatro homens fortemente armados e um veículo blazer. ‘Essa nova modalidade só era feito nas cidades de Ribeirão Preto e Araçatuba e com a entrega de hoje, os municípios de Andradina, Birigui, Catanduva e Fernandópolis, poderão contar com esta nova modalidade de policiamento. Ao invés de dois teremos seis municípios que começam a ter a força tática’.

O prefeito de Santa Fé do Sul, cidade que recebeu uma viatura para a Polícia Militar, lembrou que no mês passado o município recebeu uma viatura para Policia Civil. ‘O governo do Estado tem feito investimentos importantes na área da segurança, equipando , estruturando, investindo na inteligência da polícia e aumentando o efetivo da PM e Polícia Civil para combater e prevenir o crime.

Estavam presentes no evento os secretários de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, João Carlos de Souza Meirelles, e de Segurança, Saulo de Castro Abreu Filho, a diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá o prefeito de Birigui, Wilson Carlos Borini, o presidente do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), Cláudio Vaz, diversos prefeitos da região e outras autoridades.

Macedo Júnior – Cristiano Matsuda