Alckmin confirma presença no IV Simpósio Brasileiro de Hipertemia Maligna

Evento será realizado no próximo dia 19 de setembro

qui, 31/07/2003 - 19h18 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin confirmou sua participação no IV Simpósio Brasileiro Hipertemia Maligna, ao receber a visita nesta quinta-feira, dia 31, do presidente da Associação Paulista de Medicina (APM), José Luiz Gomes do Amaral. O evento será realizado no próximo dia 19 de setembro, na sede da entidade, com a participação de aproximadamente 300 especialistas e transmitido por teleconferência a várias cidades brasileiras.

Alckmin foi o responsável pelo decreto que criou um sistema estadual de prevenção, diagnóstico e tratamento da hipertemia maligna, em março do ano passado, atendendo a uma antiga reivindicação da classe médica. Durante o evento, o governador irá assinar a regulamentação do decreto.

‘São Paulo coloca-se numa situação ímpar no mundo com essa legislação, que servirá de exemplo aos demais Estados brasileiros para haver mais segurança nas salas de cirurgia’, disse o presidente da APM, ao lembrar que a doença está associada à anestesia, especialidade do governador, que é médico.

A hipertemia maligna é uma doença genética que pode ser fatal a partir de uma reação aos produtos anestésicos. Somente uma medicação imediata garante a vida da pessoa. O decreto visa dar segurança dos pacientes que vão ser submetidos a cirurgias – e portanto, à anestesia. Estabelece ainda o levantamento de dados epistemológicos e prevalência da doença, além de orientar pacientes e familiares.