Alckmin autoriza concurso para preencher 1.920 vagas em penitenciárias

Secretaria de Administração Penitenciária vai iniciar os trâmites para a realização do processo seletivo

qua, 02/03/2005 - 16h19 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin autorizou a abertura de concurso público para preencher 1.920 cargos na Secretaria de Estado de Administração Penitenciária. A autorização foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira, 2 de março de 2005.

Dos 1.920 cargos, 1.813 são para o cargo de agente de segurança penitenciária, com salário inicial de R$ 1.150, e outros 107 para agente de escolta e vigilância penitenciária, que tem salário inicial de R$ 886. A escolaridade mínima exigida para os dois cargos é o ensino médio.

A Secretaria vai agora tomar as medidas necessárias para a realização do concurso. Os candidatos irão trabalhar em penitenciárias de todo o Estado.

Os agentes de segurança penitenciária são responsáveis pela guarda, vigilância e movimentação dos presos no interior dos presídios, além do controle da entrada e saída de pessoas e objetos das unidades.

Os agentes de escolta e vigilância penitenciária são responsáveis pela escolta e custódia do preso em movimentações externas, e também pela guarda das unidades para evitar fugas e resgates.