Alckmin abre o Primeiro Encontro de Gestores de Saúde de São Paulo

O evento foi aberto nesta segunda-feira, dia 28, na sede da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas

seg, 28/02/2005 - 17h07 | Do Portal do Governo

Discutir o Sistema Único de Saúde no Estado e debater parcerias entre o Governo paulista e as prefeituras são os objetivos do Primeiro Encontro de Gestores de Saúde de São Paulo. O evento foi aberto nesta segunda-feira, dia 28, na sede da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD) em Santana, Zona Norte da Capital. Foram convidados representantes das 645 cidades paulistas.

“Os melhores parceiros que o governo do Estado pode ter para implementar política de saúde são os municípios”, afirmou o governador. Segundo Alckmin, o encontro visa somar esforços para melhorar a resolutividade de todos os municípios, com melhores equipamentos, especialistas, atendimentos hospitalar e o sistema de referência e contra-referência. “A lógica toda do SUS é integrar a prefeitura, o Estado, o Governo Federal e a sociedade civil.”

Na cidade de São Paulo, explicou o governador, há trabalho conjunto com a prefeitura, no qual o paciente que é atendido no posto municipal é encaminhado para ambulatório de especialidade e depois para o hospital, conforme a necessidade.

O Governo do Estado acaba de entregar o sexto hospital na Capital, a unidade do Sapopemba. “Hospitais novos para atender de graça a população”, disse Alckmin, lembrando a relação daqueles entregues até hoje: Itaim Paulista, Vila Alpina, Grajaú e Pedreira.

O Secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, definiu como objetivo do encontro a integração dos secretários municipais de saúde, que iniciam sua gestão este ano, ao universo já criado pelo Estado. “Vamos avaliar este primeiro encontro para ver se há necessidade de promover outros. Planejaremos novas atividades, oficinas e seminários para integração dos serviços municipais e estaduais de saúde.”

Planos e resultados

Durante a abertura do evento, o governador falou sobre os programas adotados em sua gestão na área da saúde. Lembrou que em 2002 foram registrados 40 mil casos de dengue no Estado de São Paulo. Em 2004 esse número caiu para três mil casos. “Este é o resultado do trabalho conjunto de todas as esferas do governo e sociedade civil. O papel municipal é fundamental para o controle das doenças”.

Erradicação da poliomielite e o sucesso da campanha para a vacinação de idosos foram citados, assim como o bom desempenho no combate a Aids. “O Estado de São Paulo foi o primeiro a fornecer gratuitamente o coquetel de medicamento contra a Aids, além das diferenciadas campanhas educativas sobre a prevenção da doença”, afirmou Alckmin.

Dos dezessete esqueletos de hospitais a serem concluídos desde 1995, o governador afirmou que dezesseis foram entregues, com um total de quatro mil leitos a mais. “Estamos retomando as obras do esqueleto da Dr. Arnaldo, onde 700 novos leitos atenderão especialmente às mulheres e pessoas em tratamento de câncer”, garantiu

Sobre o programa Dose Certa, o governador informou que são 40 tipos de remédio fabricados pela Furp – Fundação para o Remédio Popular, distribuídos gratuitamente para todos os municípios. Com relação ao SUS, implantando no Estado em 1997, São Paulo é hoje o recordista em número de transplantes renal, e cardíaco. Para as Santas Casas foram repassados R$154,6 milhões em 2004.

Macedo Junior/ Fernanda Canto