Alckmin abre Fórum Empresarial Hispano-Brasileiro

Evento, que contou com a participação dos Príncipes de Astúrias, oferece oportunidade para projetos de investimento e de cooperação entre empresas esp

qui, 24/02/2005 - 12h11 | Do Portal do Governo


Servir de plataforma para que as empresas espanholas iniciem projetos de investimento e de cooperação empresarial e estratégica no Brasil é o objetivo do Fórum Empresarial Hispano-Brasileiro, que foi aberto nesta quinta-feira, dia 24, na capital, pelo governador Geraldo Alckmin. A cerimônia contou com a presença dos Príncipes de Astúrias, Don Felipe de Borbón y Grécia e D. Letizia Ortiz, em visita oficial ao Brasil.

O governador se dirigiu aos príncipes em nome do povo paulista: ‘É uma grande satisfação para nosso Estado receber suas Altezas reais. A presença de vocês nos incentiva a trabalhar pelo estabelecimento de novas parcerias em benefício de nossos países, do bem-estar dos espanhóis e brasileiros’.

Em seguida, falou sobre o potencial de investimento no Estado de São Paulo, citando alguns dados: tem praticamente um quarto da população brasileira; contribui com 34% do PIB; 45% do PIB industrial; 68% das operações de crédito do País; possui uma produção muito diversificada, tanto no agronegócio como na indústria; é o maior exportador de açúcar e álcool do mundo; maior exportador de carne bovina; responde por 50% das exportações mundiais de suco de laranja e 45% da produção de jatos médios comerciais.

Ele ressaltou que é um compromisso do Governo do Estado dar competitividade à economia. ‘Buscamos isso com a qualidade de nossos profissionais, universidades, centros de pesquisa, infra-estrutura, logística, respeito aos contratos, responsabilidade fiscal e redução de impostos para desonerar o setor produtivo’.

Destacou que a economia paulista cresceu 7,3% no seu produto interno bruto, o que consolida São Paulo como uma importante plataforma exportadora e importadora. ‘O Brasil teve um crescimento de 33% no comércio exterior, um bom resultado. O saldo comercial de São Paulo em 2004 foi 43% maior em relação ao ano anterior’.

‘Para esse sucesso, agradecemos muito às pessoas que confiaram nas oportunidades oferecidas por nosso Estado, como é o caso da Espanha, o segundo maior investidor estrangeiro em São Paulo’, disse.

Alckmin concluiu citando que nos dois dias do encontro serão abordados projetos como a Linha 4 do Metrô (Vila Sônia-Luz), concessão de rodovias, o novo corredor de exportação ligando Campinas ao litoral norte e a ampliação do porto de São Sebastião. ‘Tenho certeza de que esse Fórum será um grande passo no sentido de fortalecer nossa relação econômica e promover o desenvolvimento e a geração de emprego’.

O príncipe Don Felipe de Borbón y Grécia retribuiu a saudação do governador: ‘Sentimos enorme alegria em estar aqui, conhecer o que o país oferece e contemplar seus avanços. Espanha e Brasil são dois grandes países, unidos pela história e cultura’.

Também participaram do evento os secretários estaduais João Carlos Meirelles (Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e
Turismo), Francisco Prado (Emprego e Relações do Trabalho), Mário Buisán, diretor-geral de informações e investimentos do Instituto Espanhol de Comércio Exterior – ICEX, empresários espanhóis e brasileiros.

Ás 12h30, o governador Geraldo Alckmin recebeu os Príncipes de Astúrias para um almoço no Palácio dos Bandeirantes.